ColunistasCOLUNISTAS

Vorneis de Lucia

Autor: Vorneis de Lucia

Aqui é diferente!

6/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

Certa vez dei consultoria a uma pequena empresa, onde o empreendedor começou a reunião dizendo: “Aqui é diferente!”.

Primeiro ele me olhava como uma pessoa que só tem teoria, e que na prática as coisas tinham que ser como eram. Não queria aceitar que a estrutura da empresa ou o seu comportamento deveria ser mudado.


Não resta dúvida que sabia que havia problemas, entretanto, os problemas poderiam estar em qualquer lugar, em qualquer pessoa, menos nele ou na estrutura que ele havia montado para a empresa. Afinal de contas tinha ganho muito dinheiro por muito tempo daquela forma e, se agora não estava bem, com certeza era alguma coisa externa à empresa que o afetava.


Geralmente, o empreendedor bem sucedido tem dificuldade para aceitar que o que era correto no passado, agora pode não estar mais correto, ou que não funcione mais.


A pessoa que não quer aceitar estas mudanças gostaria de encontrar um consultor que pudesse mudar o mercado para que ele voltasse a ganhar dinheiro da mesma forma como antes, ou alguém com alguma forma milagrosa, do tipo: “Como ganhar dinheiro no novo mercado sem precisar fazer força”; “Mil e uma maneiras de corrigir o mundo sem precisar se corrigir”.


O mercado muda, as exigências mudam, e temos que aprender a mudar para nos manter no mercado. O grande problema é que somos péssimos juizes de nós mesmos. Dificilmente conseguiremos sozinhos fazer uma autocrítica, de forma a encontrar nossos erros e erros estruturais da empresa.


Nas minhas aulas eu costumo lembrar a seguinte frase: “O melhor negócio do mundo é comprar a pessoa pelo que ela vale, e vendê-la pelo que ela pensa que vale”, com certeza teremos uma diferença muito grande.


Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br

Compartilhe no Whatsapp