ColunistasCOLUNISTAS

Vorneis de Lucia

Autor: Vorneis de Lucia

Autoridade Infundada

18/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

 

Encontro pessoas que abordam temas como: política, economia, filosofia, educação sexual, etc. Falam como se tivessem formação para abordar o tema com tanta autoridade. Falar bem não significa que se tenha conhecimento sobre o tema.


Um professor, por exemplo, que é respeitado pelos alunos no campo da matemática, que tem autoridade nesta área, não pode abusar da confiança que os alunos depositaram nele, falando como se tivesse autoridade em política ou economia. Se não estudou estas matérias, isto é abuso de autoridade.


Uma médica ginecologista, que tem autoridade sobre as doenças privativas das mulheres, não pode orientar as mães e as adolescentes no campo da ética e da moral sobre a educação sexual. Se não estudou estas matérias, não é de sua competência. Isto é abuso de autoridade.


Um cliente me mostrou um artigo de um físico de renome internacional que fazia um comentário sobre a economia mundial. No seu artigo tinha uma série de absurdos, que demonstrava uma falta de conhecimento muito grande sobre o tema. O meu cliente ficou impressionado: “Como uma pessoa tão importante pode cometer tantos erros nesta análise?”.


Este físico tem autoridade no campo da física, entretanto, cometeu o erro de tentar abordar um tema que não é do seu domínio. E o resultado é este: um desastre! O perigo está nas pessoas que se deixam influenciar pela assinatura. “Se foi escrito por um grande físico, logo, deve ser verdade”.


Empreendedor, tome cuidado quando for entrar em algum tema que não é do seu domínio, pois poderá cometer um abuso de autoridade.


Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br

Compartilhe no Whatsapp