ColunistasCOLUNISTAS

Vorneis de Lucia

Autor: Vorneis de Lucia

Bravura X Audácia

6/5/2017 - Ribeirão Preto - SP

No mundo dos negócios existem “homens grandes” e “grandes homens”. Um empreendedor tem que procurar adquirir valores que o torne grande como pessoa.


Um empreendedor deve ter bravura ou audácia?


Um homem pode ser audacioso através de atos arrojados demonstrando um certo empreendedorismo, mas um homem bem formado que sabe cultivar a sinceridade e é incapaz de enganar, consolidando assim uma amizade duradoura; este sim demonstra através de seus atos arrojados uma verdadeira bravura, pois estas são as qualidades do homem justo.


A bravura existe naquele que é capaz de fazer a coisa certa, apesar das consequências.


Poderíamos chamar também de “coragem moral”. Quem sabe cultivar a bravura é virtuoso e se diferencia das pessoas que apenas têm boas intenções.


Uma pessoa empreendedora que sabe viver a bravura, fazendo o que deve e o que é direito, demonstra sua integridade e o sentimento de dignidade através de seus atos e valores.


Se você é do tipo pusilânime, mude, procure criar o ensejo de aspirar a grandes coisas e ter largueza de vista. Assim você irá se entusiasmar e desenvolver o espírito de bravura, tão importante para se tornar uma pessoa empreendedora.


Como disse Cervantes em Dom Quixote: “... que se tu tiveres medo procedes como quem és, e se eu o não tenho procedo como quem sou.”

 

Vorneis de Lucia
Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br

 

Compartilhe no Whatsapp