ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Estoque e Imobilizado sem controle é prejuízo!!!!!

26/6/2017 - Ribeirão Preto - SP

Estoque e Imobilizado sem controle é prejuízo!!!!!

072-06-2017

É natural na maioria das organizações focar em vendas, pois isso é o oxigênio da empresa, essa visão não está errada, porém, quando focamos numa estratégia não podemos deixar de lado outros pontos que são também de grande importância na gestão empresarial.

É comum vermos dois grupos de contas (Ativos) serem deixados de lado na questão “gestão”, Imobilizado (Ativo Fixo) e os Estoques; em muitas empresas esses dois grupos de contas representam mais de 50% do ativo da empresa, sua representatividade requer atenção mais que especial, porem, por não afetarem o caixa de forma direta como o Contas a Pagar e Receber, não retêm a atenção dos gestores.

Algumas de nossas especialidades são Inventário e Controle de Estoques e Imobilizado, realizamos esses trabalhos para qualquer tipo de empresa, indústria e comércio; pequenas, médias e grandes empresas; o que geralmente ocorre com os dois ativos é que quanto mais tempo são deixados “funcionando” sem as devidas conferências, maiores são os estragos que os mesmos causam a gestão, porém, não percebidos no dia-a-dia.

Recentemente na realização de um inventário de estoques numa indústria em São Paulo, onde realizamos a revisão dos procedimentos de movimentação, analise do sistema e suas contabilizações, para em seguida realizarmos o inventário físico geral (contagem); ao final das apurações chegamos a uma perda nos estoques de valores superiores a R$ 4.000.000, (quatro milhões de reais), número surpreendente que após análise foi validado e reconhecido pela gestão da empresa; todo esse valor em função do descaso com os estoques.

Identificamos entre outros problemas itens que saíram para demonstração e não retornaram, itens fora de linha, fora do prazo de validade (vencidos), entre outros, em resumo a gestão dos estoques poderia com certeza mitigar essa perda e por consequência deixar esses recursos financeiros no caixa tornando a empresa mais saudável.

Com o Ativo Imobilizado não é diferente, à medida que a empresa cresce, a necessidade de atualização do parque se faz necessária, porém, sem o devido controle, aquisições em duplicidade, incorretas, furtos, desvios, itens que se tornam obsoletos sem nunca terem sidos utilizados devidamente, entre outros problemas, são comuns.

As atualizações tecnológicas fazem com que maquinas, equipamentos, utensílios de informática, necessitem de upgrade constante, para que possam atender a demanda comercial, com isso os investimentos ocorrem naturalmente e as perdas se consolidam pela pressão e necessidade das atualizações.

Realizamos Inventários Físicos em Estoques e Ativo Imobilizado, o investimento para a realização com certeza trará benefícios a gestão empresarial, além de tornar o PDV ou Comercial com informações precisas para a comercialização.

Fale com a Gente!!!!

http://www.axsconsultoria.com.br/inventarios/

Atendemos todo o estado de São Paulo

(15) 30130868 (15) 991051487

Compartilhe no Whatsapp