ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Vai esperar a empresa quebrar?

1/7/2017 - Ribeirão Preto - SP

Vai esperar a empresa quebrar?

073-07-2017

A solução caseira é uma pratica comum na vida do brasileiro, isso acontece inclusive em nossa residência, um mal estar, uma dor de cabeça ou qualquer outro problema que a intensidade seja suportável, buscamos o automedicamento, á medida que a solução caseira não apresenta a resposta esperada e o sintoma continua a incomodar, algo deve ser feito, outra alternativa “caseira” ou então buscar de vez a solução junto a um especialista (médico).

Agora vamos trazer essa experiência para dentro da empresa; deixando a questão crise de lado, sempre existiu empresas com dificuldades financeiras, de gestão, as mais diversas, porém, enquanto o caixa dos bancos estavam abertos, financiando a gestão “problemática” tudo caminhava como se não houvesse um problema grave.

Quando a “torneira” dos créditos bancários se fechou aí bateu o desespero, e agora o que fazer? A empresa vai fechar? Vamos conseguir cumprir os compromissos assumidos? Vamos ter capacidade de pagar as rescisões dos funcionários da empresa? Vamos perder tudo o que conseguimos durante todo o tempo de existência da empresa? Essas são algumas das dúvidas que passam a “assombrar” os gestores e eles não estão errados.....

Voltando para a automedicação, numa empresa a solução não é diferente do caso pessoal, á medida que um problema é identificado em qualquer das áreas da empresa, um plano de ação deve ser colocado em pratica, não surtindo efeito e se a gestão não tem outra alternativa para aplicar, a busca por um especialista se faz necessário, independente da área.

Atuamos fortemente nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria, é comum, sem generalizar, encontramos empresas em situações pré-falimentar, que qualquer ação que for colocada em pratica o resultado virá depois de muito tempo, meses ou até anos, isso porque a busca por socorro foi em muito retardada.

Um diagnóstico bem realizado, por profissional especializado e qualificado, pode trazer alternativas de solução a gestão empresarial, apontar necessidades de outros especialistas (consultores) e fazer com que a empresa retome as trilhas de sucesso, algumas vezes até melhor, porém, é importante ressaltar que como um médico o consultor define ações que melhor se aplicam após a diagnose, colocar em pratica é uma obrigação por parte do gestor, caso haja dificuldade, as mesmas deverão ser revistas e discutidas, assim como um médico define um tratamento com exercícios e medicamentos, caso os mesmos não sejam seguidos pelo paciente, não é incompetência/erro do médico e sim culpa do paciente por não colocar em praticar.

A preocupação em gastar, investir ou outro nome que se queira dar à contratação de um profissional ou uma empresa de consultoria, pode após certo período de tempo, dificultar em muito a correção do problema, pois, em muitos casos identificaremos maneiras de otimizar as despesas e gastos em razão de conhecer alternativas aplicadas em outros cases/clientes, entretanto, dependendo da solução identificada, alguns investimentos deverão ser realizados, isso na questão de tecnologia ou até mesmo em Recursos Humanos.

Resumindo, o diagnóstico “frio” de um especialista agregado ao conhecimento de mercado e dos produtos/serviços do contratante, geralmente tendem a alavancar a empresa, com ações que eliminam a zona de conforto, além de identificar a necessidade e implantar indicadores de gestão.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa é Diretor Executivo da AXS Consultoria Empresarial, em sua carreira profissional, atuou como executivo e coordenador em grandes grupos empresariais, como: Grupo Votorantim, CCE, General Eletrics, Tec-Screen, entre outros; atuou também como professor universitário; atualmente realiza consultoria para diversas empresas nos mais diversos segmentos tais como: Lavanderia Industrial, Distribuidora de Auto Peças, Serviços de Terceirização, Industria no segmento de TI, Industria de Clicheria, Distribuidora de Ferro e Aço, entre outros.

www.axsconsultoria.com.br – (15) 3013.0868 - (11) 9.8815.1487 - (15) 9.9105.1487 – contato@axsconsultoria.com.br – Consultoria & Assessoria para Pequenas e Médias Empresas – Administração/Finanças/Controladoria

www.sorocabaconsultoria.com.br

www.renegociacaodedividas.com.br

 

 

“As melhores empresas se concentram em seus pontos fortes e tornam os fracos irrelevantes. Isso funciona bem para as pessoas também.”

Marcus Buckingham

 

 

Compartilhe no Whatsapp