ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Renegociação com Bancos é para Profissionais!!!!

10/9/2017 - Ribeirão Preto - SP

Renegociar com Bancos é para Profissionais!!!

079-09-2017

Parece até que foi ontem, em meados de 2012 um comerciante conceituado em nossa região, entre outras conversas, citei os serviços que executávamos com relação a grandes dívidas bancarias, inicialmente ele deu pouco atenção, porém, na semana seguinte marcamos um almoço e o assunto principal foi o endividamento bancário de sua empresa.

A “caixa preta” foi aberta nessas duas horas de conversa, além das estratégias implementadas pela empresa para poder superar a dificuldade no fluxo de caixa.

Dentre as alternativas foram citadas algumas extremistas, como a emissão de duplicatas frias, ou sem lastro, situação como essa demonstra que o problema está complicado ao ponto de sair da esfera comercial e entrar para a criminal.

Após ouvi-lo com suas alternativas administrativas/financeiras e vê-lo expressar seu constrangimento diante de tantas evidencias incorretas para tentar salvar sua empresa era hora de eu falar.

Todas essas alternativas acima citadas poderiam ter sido evitadas, o grande mal do brasileiro é querer buscar soluções para casos graves com remédios caseiros, soluções baratas e que na grande maioria das vezes não resolve o problema, apenas são empurrados com a barriga para se ganhar tempo, e com certeza cada vez o estrago aumenta, chegando ao ponto de comprometer todo o futuro da empresa e também dos sócios/gestores.

Relatei a ele como a solução desse caso grave poderia ser resolvido, nossa equipe de maneira administrativa, realizaria um levantamento para que pudesse ser mapeado e diagnosticado de maneira técnica o endividamento da empresa, com isso apresentaríamos um plano de negociação administrativa juntos aos credores, sejam bancos, factoring, e até fornecedores “A” (abc).

Após reunião de minha equipe com os gestores da empresa, acertamos detalhes do escopo dos trabalhos e iniciamos a renegociação; tudo de maneira transparente entre devedores, credores e negociadores, o trabalho não é fácil, muitas vezes se estende por alguns meses, buscando tirar o melhor da negociação, para que após definida, a mesma possa ser cumprida pela empresa.

E assim caminhou, reuniões, estudos da capacidade de pagamento, apresentações de propostas, stress, reuniões, ajustes nas propostas para serem novamente apresentadas, ....

Parece até repetitivo, mas uma negociação com êxito deve ser explorada em todas as partes, quando a mesma é feita pelo próprio empresário essa expertise é inexistente e com isso quem ganha geralmente é o banco, se aproveitando de toda sua estrutura e utilizando-se da pressão psicológica sobre o empresário e algumas vezes sobre seu gerente/supervisor financeiro que nunca viveu situação semelhante.

Após 90 dias de longas negociações tudo ainda administrativamente, começaram a surgir os primeiros contratos formatados dentro das alternativas apresentadas por nossa equipe, ou seja, dentro da capacidade de pagamento da empresa; parece “conto de fada”, mas a partir do momento que os bancos percebem que os trabalhos são conduzidos por profissionais sérios e qualificados, que entendem de todo o processo e que apresentam alternativas Pra que a solução ocorra sem trazer grandes problemas tanto aos empresários quanto aos credores (bancos) as “armas e ameaças” são deixadas de lado.

Próximo de 120 dias de trabalho, finalizavam-se as negociações, o último contrato era enfim assinado, a empresa, vivia então um novo cenário, com um fluxo de caixa onde o Passivo Bancário passava a representar muito pouco nos próximos 12 meses e assim a empresa teria condições de se reerguer financeiramente.

Toda essa situação gerou horas e mais horas de trabalhos, a renegociação das dívidas foi a melhor isso dito pelos próprios empresários, porém, não podemos deixar de lado que o causador desse endividamento também deveria ser trabalhado de maneira muito forte, pois do contrário ele faria com que todo o Passivo voltasse num determinado período de tempo.

Encerrados os trabalhos, após 6 meses, conversei com um dos sócios, o mesmo que apresentei a alternativa a ele e numa conversa bem descontraída ele falou “hoje tenho praticamente um faturamento mensal em carteira, não estou mais antecipando/descontado título juntos aos bancos”; ouvir relatos como esse de empresários que viviam ao ponto de sequer conseguir dormir, é muito gratificante e fortalece ainda mais a segurança de que nossa equipe realiza um trabalho profissional.

Nossos profissionais que realizam Renegociações bancárias, são ex-diretores bancários, detém conhecimentos de todos os processos bancários, sabem os tramites e prazos internos dos bancos e utilizam-se desses conhecimentos para definirem as melhores estratégias as empresas; buscamos alongar os prazos dos Passivos, fazendo com que as prestações (pmt) sejam as mais baixas possíveis principalmente nos primeiros 12 meses, buscamos também a redução das taxas de juros para números reais e que deem condições das empresas assumirem sem comprometer seu futuro, quanto as garantias, as reais já comprometidas essas os bancos não abrirão mão, porém, as demais são praticamente zeradas; com toda essa estratégia o sucesso não é praticamente certo, ele é certo......

Fale com a Gente!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial, empresa especializada em soluções nas áreas de Controladoria, Administração e Finanças em Empresas de Pequeno e Médio porte.

Vivência de mais de 25 anos nas áreas de Controladoria e Finanças em grandes grupos empresariais.

Professor Universitário.

http://www.axsconsultoria.com.br/renegociacao-de-dividas/

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

Telefone: (15) 3013.0868 - (15) 98815.1487 - (15) 99105.1487.

Sorocaba – SP

 

Compartilhe no Whatsapp