ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Todos Nós Somos Patrões

4/2/2018 - Ribeirão Preto - SP

 

 

Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Não sei bem como é isso, pois estou vivendo a correria que é exigido de um mero trabalhador desde o terceiro dia do ano. Tenho certeza de que não sou unanimidade nessa situação. Então, como assim o ano só começa depois do carnaval? Não sei. Talvez isso seja apenas maneira de falar, mas talvez seja verdade. Talvez, patrões por aí ainda estão de férias à espera do carnaval passar para retornar ao trabalho.

A verdade é que não temos noção nenhuma de como vivem as pessoas espalhadas pelo nosso país; estamos sempre acostumados a receber as coisas em casa, mas nunca nos perguntamos se é difícil preparar o solo para cultivar os alimentos que ingerimos, não temos noção de quantas pessoas estão, neste momento, trabalhando para garantir a nossa compra no fim do mês.

Lembro-me de quando trabalhei enfardando açúcar no norte do Paraná. No caminho para a usina eu via aquelas pessoas, todas encapuçadas, entrando no meio do canavial, o sol forte de quase trinta e cinco graus castigava a todos, mas era preciso entrar no canavial, era preciso estar todo encapuçado, pois a folha da cana pinica a pele e corta feito uma navalha. Isso tudo era para garantir que a cana ficasse perfeita para virar açúcar ou álcool. Enquanto isso, no conforto de nosso lar, adoçamos tranquilamente o chá, o café, o leite e abastecemos o carro para o passeio.

No fim, todos nós somos patrões, à espera de algo que foi preparado por outra pessoa, cuja identidade nunca saberemos. Para essa pessoa anônima, o ano já começou faz tempo e o carnaval vai passar sem ser notado, por conta da grande quantidade de trabalho que precisa ser feito para garantir a folia de outras pessoas.  

 

 

Artigos anteriores:

Convite Especial

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp