ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

União

25/2/2018 - Ribeirão Preto - SP

Tenho certeza de que não sou o único que se estressa com um colega no serviço. O estresse pode ser porque o seu colega não se esforça para fazer nada direito e você tem que arrumar o serviço depois, ou porque ele faz aquilo todos os dias, e ainda assim faz errado. Outro dia, falei para um colega no trabalho: Vai dar errado. Melhor arrumar isso. Ele fingiu não me ouvir. Fez do jeito dele. No fim do dia veio me pedir ajuda para concertar o erro. Me limitei apenas em dizer: Eu te avisei. Resolve você.

Não conseguiu resolver; teve que chamar o encarregado do setor. Detalhe: Ele tem mais tempo de serviço do que eu! Era de se esperar uma experiência maior da parte dele!

Pode ser por isso que algumas pessoas vivem estressada. A pessoa já sai de casa estressada, se estressa com o trânsito, se estressa com o chefe e com o colega de trabalho! Tem que ter muita paciência mesmo. Mas como ter muita paciência? Difícil.

Contudo, existe um fato curioso envolvendo tudo isso. O lugar onde trabalhamos pode ser um dos motivos para o estresse. Me lembro de quando fui trabalhar na roça pela primeira vez. Não consegui dormir durante a noite. Havia um medo gigante dentro de mim. Medo de não conseguir acompanhar o ritmo das pessoas que trabalham a vida inteira de baixo do sol quente, com uma enxada nas mãos. Mesmo com medo, levantei quando o relógio marcou quatro da manhã. Aflito, subi no trator, carregando uma enxada e um embornal simples nas mãos, dentro dele estava a minha marmita e uma fruta. Quando começamos a capinar no meio dos pés de soja, o medo foi indo embora. O sol era forte, mas reparei que ninguém se estressava com o outro colega. Todos faziam da mesma forma o serviço. Não existia aquele lance do funcionário com mais experiência querer fazer as coisas do jeito dele. Todos se ajudavam. E mesmo com todas as dificuldades, era possível ver, de certa forma, uma felicidade dentro de cada um.

Isso tudo foi antes do meu primeiro emprego com carteira assinada numa empresa grande. Lá o serviço era leve, não tinha o sol quente castigando a minha pele, também não precisava levar um embornal com uma marmita e comer às dez da manhã. Lá o serviço não sujava as minhas roupas, lá eu não precisava procurar abrigo quando vinha a chuva. Mas lá também, o sorriso era pouco. As pessoas quase não se ajudavam. A união era pequena. Lá as pessoas estavam sempre estressadas.

Você pode trabalhar na melhor das empresas, mas se não tiver uma união entre você e o seus colegas para fazer o serviço andar, todos vão sofrer. O serviço vai ficar pesado, então você vai se cansar, mais até do que uma pessoa, que fica com uma enxada nas mãos o dia inteiro e de baixo do sol quente.      

 

 

 

Artigos Anteriores:

O Relógio da Vida

O Fim do Diálogo

Todos Nós Somos Patrões

Convite Especial

 

 

Compartilhe no Whatsapp