ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Como Tudo Começou

11/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

 

 

O livro não tinha mais do que noventa páginas. Para ser mais exato, o número de páginas era oitenta e oito. Ainda assim, me deixou curioso, pois a sinopse era muito interessante, do tipo que deixa a pessoa com vontade de ler. Reservei o livro na biblioteca da escola e levei para casa. Li em apenas um dia. Fiquei impressionado com a história. Contava a rotina de garotos de rua que viviam no meio dos lixos, lutando para sobreviver. A Hora das Sombras, esse é o nome do livro. Quando terminei de ler, decidi que seria escritor. Que faria textos com reflexões sobre a sociedade e o cotidiano, assim como A Hora das Sombras.

Fui fazer o meu primeiro texto completo apenas dois anos depois de decidir ser escritor. Não é fácil. Só decidir escrever não basta. Tem que ter toda uma dedicação, tempo, e não ser interrompido. O meu primeiro texto era, na verdade, uma peça, para ser representada por um grupo de amigos. Nunca conseguimos fazer a peça, pois nunca conseguimos ensaiar. Aos poucos o grupo de amigos desistiram de tentar fazer a peça. Só restou o texto então. Está guardado até hoje. Uma relíquia, pelo menos para mim. Foi escrita de lápis mesmo, já que eu não tinha computador. Boas recordações...

Depois fiz um outro texto. Esse mais completo, dividido em duas partes. Consegui um bom público, todos alunos, com essa segunda história. Então mudei de estado e fiquei um bom tempo sem escrever nada. Achei até que a minha carreira tinha acabado. Até o dia em que entrei na biblioteca da minha nova escola. Eu procurava um livro para ler. De repente, lá estava ele. Talvez um pouco mais velho do que o primeiro que li. Novamente encontrei o livro A Hora das Sombras. Então me veio todas lembranças de que eu tinha decidido ser escritor depois de ler aquele livro. Decidi que era hora de retomar a minha carreira. Mas não sabia o que ia escrever. Não tinha ideias. Até que, dentro de um diálogo de família, me veio a ideia. Esbocei o texto, deixei ele guardado. Nesse intervalo, escrevi mais dois livros e publiquei de forma independente. Agora, retomei o texto que esbocei há tanto tempo. Ele esteve guardado por dez anos. Estou na fase final e em breve será publicado.

Este é um resumo da minha humilde carreira como escritor até agora. Sem brilho, mas rico em detalhes. Tudo começou com uma biblioteca e com um livro. Como dizer que essas duas coisas juntas não têm importância? Talvez eu até tenha chegado a pensar em desistir de escrever, já que o apoio era pequeno. Mas, novamente, a biblioteca e o livro estavam lá para fazer eu seguir escrevendo.

Tudo começa na escola. Tudo começa na biblioteca, no meio dos livros.    

 

 

 

 

Artigos Anteriores:

Extinção

União

O Relógio da Vida

O Fim do Diálogo

Todos Nós Somos Patrões

Convite Especial

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp