ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

O Dia da Escola

18/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

 

 

 

No domingo passado, uma reportagem me chamou a atenção. Curioso, porque ela saiu na mídia, justamente na semana que seria comemorado o dia da escola. A reportagem era sobre as crianças de uma comunidade rural do estado do Piauí. A reportagem mostrava várias crianças atravessando um rio para ir até o ônibus escolar. O rio estava no caminho, entre a comunidade e o ônibus escolar, que levaria as crianças até a escola mais próxima. Um professor resolveu gravar o vídeo e mandar para a imprensa. Na reportagem, era possível ver os riscos que as crianças passavam todos os dias ao atravessar o rio. Uma ponte, resolveria todo aquele problema. Infelizmente, essa é a triste realidade de muitas comunidades rurais espalhadas pelo nosso país. As comunidades são esquecidas pelos políticos, que só resolvem aparecer por lá na época das eleições. Autoridades visitam esses locais, fazendo questão de filmar, tirar fotos, apenas a cada quatro anos. Depois as autoridades esquecem a existência dessas famílias que vivem distantes de tudo.

A reportagem ainda mostrou, que as crianças, ao chegar do outro lado do rio, passavam perfume, penteavam os cabelos, trocavam de roupas e entravam sorrindo no ônibus, rumo a mais um dia de aula.

— Quero ser professora — disse uma menina, talvez de uns nove anos de idade.

Essa frase da menina, pode ser a explicação para as autoridades não dar muita importância para triste realidade daquela comunidade rural. Talvez as autoridades não querem crianças se tornando professores por aí...

Na semana que se comemorou o dia da escola, podemos notar que, longe daquela comunidade rural, as crianças dão pouca importância à presença efetiva na escola. Outro dia mesmo, um jovem me disse:

— Não fui para escola ontem.

Perguntei qual tinha sido o motivo e ele respondeu sem rodeios:

— Estava chovendo.

Talvez esse jovem tinha apenas que sair do conforto do seu carro, atravessar a rua e entrar na escola. Bem diferente da situação dos alunos da comunidade rural de Campo Maior, mostrada na reportagem.

Eu mesmo estudei dez anos numa escola que ficava não muito perto de casa. Durante os dez anos, enfrentei a lama da rua onde ficava o colégio, a poeira no período de poucas chuvas, isso tudo sem me dar ao luxo de não ir à escola, pois os meus pais não permitiam que isso acontecesse. Não me lembro direito, mas acho que meses depois de concluir os estudos, a rua da escola ganhou finalmente o asfalto.

Com a reportagem, feita através da denúncia de um professor, podemos concluir, que o dia da escola foi comemorado em todo o Brasil no último dia quinze, mas apenas os alunos da comunidade rural de Campo Maior, comemoram de verdade o fato de existir uma escola para eles estudarem.

 

 

 

Artigos Anteriores:

Como Tudo Começou

Extinção

União

O Relógio da Vida

O Fim do Diálogo

Todos Nós Somos Patrões

Convite Especial

 

 

 

 

  

Compartilhe no Whatsapp