ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Primeira Vez

25/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

Para tudo tem uma primeira vez.

A frase pode ser antiga. Ter muitos anos que foi dita por alguém. Não importa, fato é que ela sempre deu muito significado para muitas coisas na nossa vida.

— Você precisa aprender a contar o dinheiro — dizia minha mãe com jeito de brava quando eu era só um menino de oito anos. — Um dia você vai ter de comprar as coisas para a sua casa, aí eu quero só ver. Está pensando que nunca vai chegar esse dia? Para tudo tem uma primeira vez! Acho que todas as mães já disseram isso.

Minha mãe falava isso porque nunca fui muito bom com matemática. E o dinheiro é pura matemática. Tremia da cabeça aos pés quando ela dizia com um jeito intimidador:

— Vai lá na padaria e traz dez pães. Aqui está o dinheiro.

Eu tremia porque o dinheiro era só para comprar os dez pães. Mas e se eu chegasse lá na padaria e o cara falasse que o pão tinha mudado de preço? E se no caminho, uma das notas, ou moedas caísse sem que eu notasse? Como eu ia explicar isso para a minha mãe quando ela fosse conferir o troco? O tempo passou e eu aprendi a contar o dinheiro. E a minha mãe tinha razão ao dizer que um dia eu teria de comprar as coisas para a minha casa.

Para tudo tem uma primeira vez. Verdade. Em dois mil e dezesseis, tive a oportunidade de ir pela primeira vez na Bienal Internacional do Livro em São Paulo. Para tudo tem uma primeira vez!

Quando cheguei lá não sabia nem para onde olhar, tamanha era quantidade de atrações e novidades. Nunca vi tantos livros! Nunca vi tanta gente! Difícil até de caminhar no corredor, por conta da aglomeração de pessoas que ficavam nos estandes das editoras, em busca de autógrafo de um autor famoso, ou de uma foto bacana. Eu nem sabia, mas depois a minha esposa falou que os meus olhos brilharam de felicidade por estar ali. Eu já era autor independente, mas fui como leitor mesmo. Não levei nada para divulgar o meu trabalho. Nem sabia que podia fazer isso. Talvez eu nem tenha conhecido toda a Bienal, pois tinha uma palestra, com hora marcada, de um escritor famoso para assistir. No fim da palestra, o escritor, mostrando muita simpatia, aceitou tirar umas fotos com quem assistiu a palestra. Meio tímido, fui até ele e consegui tirar uma foto! E a frase sempre presente: Para tudo tem uma primeira vez.

Pode ter certeza de que você vai passar por tudo na vida. Tudo tem o seu tempo. Tudo tem a sua primeira vez. Vai chegar o tempo em que você fará coisas simples, assim como contar o dinheiro do pão. Mas também, vai chegar o tempo em você fará coisas importantes, como assistir uma palestra de um escritor que sempre serviu de inspiração para você seguir escrevendo. 

 

 

 

 

Artigos Anteriores:

O Dia da Escola

Como Tudo Começou 

Extinção

União

O Relógio da Vida

O Fim do Diálogo

Todos Nós Somos Patrões

Convite Especial

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp