ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Mistérios

22/4/2018 - Ribeirão Preto - SP

Já se chamou Avenida Everest. Também já se chamou Avenida Marginal, agora se chama Avenida Rafael Andrade de Mattos.

Durante dezoito anos vivi nessa rua, simples, mas que se destacou por ter vários nomes. Em casa era uma briga quando precisávamos preencher um documento que pedia o endereço.

— O que vale é o endereço que está no imposto — dizia minha mãe.

Mas ninguém tinha muita certeza se ela estava certa ou não. Alguns moradores foram até à prefeitura para buscar ajuda. Lá descobrimos que a minha mãe tinha razão. O nome correto era Avenida Rafael Andrade de Mattos. Porém, na prefeitura ninguém soube dizer porque a rua tinha tantos nomes.

Considerávamos o endereço que vinha no imposto o correto, mas a conta de luz vinha com um nome e a conta da água era outro nome diferente. Complicado. Até hoje é assim, nada mudou. Com certeza, por aí deve existir muitas ruas com vários nomes. Mistérios que ninguém sabe explicar.

Cheguei a achar que mudando de município, o mistério com os nomes das ruas chagaria ao fim. Me enganei. Enquanto a minha antiga rua tinha três nomes, a minha rua atual não tem nome nenhum. Simplesmente é rua sete. Outro dia eu estava esperando a visita de um técnico. Ele estava demorando muito a chegar. Resolvi ligar.

— Estou na rua sete e não estou encontrando a sua casa — disse ele no telefone.

Imediatamente olhei pela janela, na esperança de ver o carro passando na rua. Nada. Descobri que o técnico, na verdade, estava na rua sete de outro bairro. Vejam só que confusão!

Não vejo nenhuma perspectiva de mudança com relação a isso. Não sei quem poderia fazer alguma coisa para mudar essa situação. Então a vida vai seguindo e eu vou tentando administrar isso tudo com naturalidade.

Uma rua é simples. Pode não ter importância nenhuma para algumas pessoas. No entanto, sou testemunha de duas histórias, envolvendo duas ruas, que deixam claro o fato de que mesmo as coisas simples desse mundo, possui uma história que merece ser contada por alguém.  

 

 

 

 Artigos Anteriores 

 

Visita Surpresa

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp