ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Custo Fixo. Será que não é Zona de Conforto???

24/4/2018 - Ribeirão Preto - SP

Custo Fixo. Será que não é Zona de Conforto???

125-04-2018

Sem generalizar, mas é muito comum identificarmos em empresas com grandes problemas de gestão uma “caixa preta” chamada: Custo Fixo.

Será que isso também não pode estar acontecendo na gestão de sua empresa?

Não há duvidas que a implementação de contratos facilita a vida dos gestores, que é comum estarem sobrecarregados, porém, o acumulo de diversos contratos acarretam num excesso de desembolso que com certeza podem comprometer o futuro da empresa.

A medida que as empresas crescem, controlar seus custos e despesas passa a ser uma tarefa constante e que muitas vezes é deixada de lado e retomada quando “o caixa” pede socorro; isso não pode acontecer, o acompanhamento deve ser realizado mensalmente, nos fechamentos de exercício, se sua empresa não tem, deve buscar implantá-los.

Recentemente numa reunião acalorada onde junto a um grupo de gestores discutíamos os resultados de uma cliente, ouvi uma resposta quando questionei um “gestor” que relata a grande realidade da maioria das empresas; ao perguntar sobre as contas que compõem o grupo de transporte, tive como resposta: “que estavam mais ou menos controladas e não havia nada com que se preocupar”.

Esse balde de água fria surpreendeu a todos, uns mais outros nem tanto, porém, para uma empresa que busca sua recuperação a cada dia, definindo metas e cobrando seus gestores quase que diariamente pelos resultados, confesso que surpreendeu (muito negativo).

Agora gostaria de fazer algumas questões para que você responda pensando em sua empresa:

Se as respostas das perguntas acima lhe deixam seguro, ótimo, sua empresa aparenta estar sendo bem administrada, agora se você não ficou seguro, cabe com certeza buscar um apoio.

Pense nisso e vamos conversar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria), exerceu atividades como executivo e coordenação em indústrias de Pequeno a Grande porte, atuou como professor universitário é Conselheiro Consultivo em empresas de médio porte.

www.axsconsultoria.com.br

A reprodução desse artigo, é autorizada desde que ocorra integralmente.

 

Compartilhe no Whatsapp