ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Redução de Custos e Despesas – Estratégias a serem aplicadas!!!

5/6/2018 - Ribeirão Preto - SP

Redução de Custos e Despesas – Estratégias a serem aplicadas!!!

132-06-2018                                      

Parece fácil, mas o volume de problemas diários das empresas, faz com que colocar em pratica um plano de ação para redução de custos e despesas seja uma tarefa que requer além de disciplina, persistência.

Que os custos devem ser baixos, para otimizar os resultados empresariais, é comum em qualquer empresa, mas geralmente essa pratica não é aplicada, algumas vezes por não ter quem o faça, outras, porque quem foi designado a realizar, não tem conhecimento específico e estratégico para realizar, entre outras causas.

O primeiro passo para esse trabalho, é ter em mãos uma DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), na sequencia o analítico dessa DRE.

Assim começamos e definir o Plano de Ação; conhecer o segmento, o mercado de atuação, as estratégias praticadas pela empresa entre outras informações são fundamentais para se definir a melhor alternativa entre as disponíveis a ser aplicada.

Analisando despesa a despesa, identificando os contratos ativos e suas funcionalidades e necessidades, são algumas das estratégias que temos que trabalhar; estar atualizado com oportunidades disponíveis no mercado, saber “apertar” quando identificar “gorduras” e diagnosticar ociosidade, também são características importantes para obter resultados ainda melhores.

Estar preparado para reuniões com fornecedores, sejam de serviços ou materiais, inclusive disposto a desenvolver novos fornecedores, caso se faça necessário, não deixa de ser também uma das estratégias do processo.

Por fim, o trabalho requer conhecimentos, experiência é algo que com certeza trará grandes benefícios a empresa, em pouco tempo (esse tempo pode variar de empresa a empresa) os efeitos da frente de trabalho trarão a tão esperada redução.

Alguns “cases” realizados, apresentam reduções entre 10% a 30% no custo total, algumas despesas específicas chegamos a obter 50% de redução.

Com todo esse trabalho, a possibilidade de reverter os Resultados Empresariais transformando prejuízos seguidos em lucros, tornam-se realidade.

Mas esteja preparado, pois o trabalho requer muito “suor”.

Vale conferir!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

Sorocaba, Campinas. Piracicaba, Itu, Salto e Indaiatuba.

Compartilhe no Whatsapp