ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

6/6/2018 - Ribeirão Preto - SP

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

134-06-2018

Esse dilema vem fazendo parte da vida de muitos empresários.

E qual decisão tomar?

É muito comum ouvir que a melhor alternativa é buscar resolver tudo de maneira administrativa (os juristas que me perdoem) e somente buscar a esfera judicial quando já não há mais alternativas para serem trabalhadas.

Empresas geralmente tem começo, meio e fim. Será que a sua está no fim?

Quando identificamos que temos um problema na gestão, costumamos dizer que já conseguimos resolver 50% dele, agora temos que buscar solucionar os outros 50% que é definir o especialista ou os especialistas para realizarem a diagnose e na sequencia definir o plano de ação para ser colocado em pratica.

Geralmente costuma ser doloroso, a emoção é deixada de lado e a razão prevalece, nessa hora; os ajustes costumam ser feitos para que o “paciente” (a empresa) possa se restabelecer e voltar a operar com resultados positivos, esse ajuste pode levar algum tempo, vai variar de empresa a empresa, a retomada demora pouco mais, porém, quando bem conduzida, pode trazer resultados ainda melhores que os já obtidos anteriormente e muitas vezes com volume de vendas nem tão expressivos como no passado.

Há disponível no mercado indicadores que relatam que apenas pequena parte das empresas que buscaram a RJ ou Recuperação Judicial, conseguiram retomar a gestão da empresa, pois é um processo árduo e caro.

A falência, acaba sendo a consequência do insucesso na gestão seja por ter colocado em pratica as outras duas alternativas ou não.

Ao final, podemos concluir que: A reestruturação é o primeiro passo para a retomada da empresa, é uma solução que pode ser auxiliada por profissionais (Consultores) com a gestão atual, e após exercícios operacionais, implantação de procedimentos e mudança cultural, pode em fim dar um novo rumo a Gestão Empresarial.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultora Empresarial - Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria.

www.axsconsultoria.com.br

Compartilhe no Whatsapp