ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Gestores preparados para uma empresa em crise!!!

18/6/2018 - Ribeirão Preto - SP

Gestores preparados para uma empresa em crise!!!

138-06-2018

Não vamos nesse artigo discutir as causas, e sim as consequências e alternativas para ajudar uma empresa que vive momentos difíceis.

Que a economia brasileira atravessou momentos como nunca foi vivido, é fato, numa economia volátil como a nossa, o empreendedor brasileiro além de ser ótimo comerciante, deve também ter conhecimentos mínimos de gestão empresarial, ou ter um suporte para lhe dar informações transparentes, sejam elas positivas ou negativas e lhe apresentar possíveis soluções para resolve-las quando necessário; é aí que começa o problema.

Muitas vezes a “gestão” ocorre baseada em relacionamentos familiares, ou com funcionários que estão a muito tempo na empresa, isso não que dizer que seja ruim, entretanto, a qualificação dessa equipe é fundamental para o sucesso da empresa.

Ter funcionários com experiência, conhecedores dos detalhes da empresa, seus produtos e mercados, que conheçam a concorrência, entre outras informações é de suma importância, caso a todo esse conhecimento tenha ainda conhecimentos e vivências em outras empresas, com certeza isso ajuda ainda mais a gestão.

Somando a todas as qualidades acima, podemos dizer que esse funcionário, precisa saber “tomar decisões” e muitas vezes essa segurança não é identificada em membros da equipe, seja pela personalidade ou por falta de conhecimentos.

Viver um momento difícil empresarial, requer planejar e re-planejar a cada instante, e entre cada planejamento é necessário que um plano de ação seja colocado em pratica, acompanhado e ajustado caso necessário, muitas vezes os mesmos são procrastinados e nada é realizado, com isso o que está difícil, pode ficar ainda pior.

Profissionais com vasta experiência, estão disponíveis no mercado, com remunerações acima da média; mas será que sua empresa precisa desse profissional em tempo integral?

Nesse momento uma Consultoria Empresarial, pode ser extremamente útil, para diagnosticar a situação vivida pela empresa, levantar informações para tomada de decisão, orientar e dar suporte a equipe na melhor condução dos pontos identificados como estratégicos a empresa.

Não basta apenas definir, é de suma importância que acompanhe, trace alternativas, critique e coloque as melhores opções de soluções em pratica, e com isso dará maior segurança a gestão empresarial, carente na grande maioria das empresas.

Vale pensar numa Consultoria ou Assessoria Empresarial, como alternativa de solução, para o momento que a empresa está atravessando e colocá-la numa nova rota de estabilidade e crescimento.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Compartilhe no Whatsapp