ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Valuation – Você sabe quanto vale sua empresa?

25/6/2018 - Ribeirão Preto - SP

Valuation – Você sabe quanto vale sua empresa?

141-06-2018

Essa pode ser a grande dúvida de muitos empreendedores, mesmo as empresas com a gestão empresarial em funcionamento, rica controles, ainda padecem de dados para se chegar ao valor da empresa.

A base Contábil é fundamental na definição do valor de uma empresa, porém, outras mais informações são necessárias, além de métodos definidos e validados por estudiosos no assunto.

Com isso deixamos de lado “conceitos” muitas vezes adotados por empresários baseados em informações que nada tem a ver com o real valor da empresa; é muito comum em discussão com alguns empresários, ouvirmos que o valor de sua empresa basea-se em algumas métricas, como as a seguir:

Apenas para ilustrar, vamos fazer algumas questões que podem jogar em descredito esses “conceitos”:

As questões acima, de forma básica demonstra que os “conceitos populares” de valorização de uma empresa, devem ser deixados de lado, e o VALUATION deve ser aplicado, entre outras técnicas o Fluxo de Caixa Descontado deverá ser realizado e nele considerado a capacidade de expansão dos Resultados futuros trazidos a Valor Presente, além de outras ferramentas que agregarão o estudo e definição final do real valor de sua empresa.

O Valuation, pode ser utilizado em negociações de compra e venda de empresas, geralmente contratados pelas partes interessadas para que divergências de conceitos sejam discutidos e o equilíbrio seja ajustado entre comprador e vendedor, mas, hoje também é utilizado para que a gestão possa validar que estratégias estejam resultando conforme o planejado, com isso periodicamente o Valuation passa a ser atualizado.

Vale pensar e colocar essa ferramenta para nortear o real valor que sua empresa tem ou pode vir a ter.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

 

Compartilhe no Whatsapp