ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Gestão Empresarial – Pequenas e Médias Empresas

4/7/2018 - Ribeirão Preto - SP

Gestão Empresarial – Pequenas e Médias Empresas

147-07-2018

Com o emaranhado de atividades do dia a dia, é quase que impossível que um empreendedor/empresário tenha condições de realizar a gestão de sua empresa sozinho, seja uma empresa em crescimento ou vivendo um momento crítico onde é necessário realizar ajustes para superar o momento.

Gestão Financeira requer conhecimentos técnicos, práticos e preferencialmente bom relacionamento no meio bancário, seja para captação de recursos, negociar custo dos serviços e até mesmo reestruturar o Passivo Bancário.

A definição de indicadores ou metas são pontos de extrema importância, porém, pouco utilizado pelas empresas, muitas vezes as metas são estabelecidas sem qualquer critério prático, sem estatísticas, e definidas de forma que tornam-se quase que inatingíveis, com isso não adere o comprometimento da equipe; já os indicadores, uma vez definidos, baseados em dados da empresa, são métricas que apontam a otimização dos resultados empresariais.

Conhecer detalhadamente os Custo Fixo Total, acaba por ser mais um desafio, pois requer tempo e expertise para que a analise seja realizada de forma correta, além de ter conhecimento de parâmetros externos, sem contudo desconsiderar os parâmetros da própria empresa.

A Gestão Empresarial, entre outras atividades, exige disciplina, mudança de cultura, além de persistência com foco em obter informações cada vez melhores e mais seguras; a resistência a implantação da Gestão Empresarial, seja na questão Financeira, Administrativa ou mesmo de Produção é muito comum, porém, gestores experientes podem conduzi-la, buscando extrair o melhor resultado da equipe atual e se necessário realizar possíveis substituições na equipe visando a otimização das atividades e por consequência os resultados.

Obter periodicamente: Balanço ou balancete gerencial, DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), Fluxo de Caixa, entre outros informes da empresa, podem com certeza conduzir a empresa a resultados ainda melhores.

Essa pratica é realizada, de forma rotineira em empresas bem sucedidas (Multinacionais, Médias e Grandes Empresas), porém, podem também ser colocada em pratica em empresas menores.

Temos diversos “cases” de empresas que se basearam nessas informações e na definição de procedimentos que reverteram seus resultados e hoje vivem condições muito mais favoráveis.

Vale pensar, programar sua realização e solicitar cotação!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

Compartilhe no Whatsapp