ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Valuation – a técnica de avaliar empresas

30/7/2018 - Ribeirão Preto - SP

Valuation – a técnica de avaliar empresas

156-07-2018

Recentemente numa bateria de discussões entre diretores de um cliente, chegou-se a conclusão da necessidade de saber qual o valor da empresa que estávamos trabalhando, para nossa surpresa não faltaram “métodos” de avaliação, dos mais simples aos mais complexos, ate que por fim, um dos gestores mais inteirado na Gestão Financeira sugeriu o Valuation.

Até então ouvíamos sugestões de “técnicas” que não faziam o menor sentido, podem ate ter sido utilizadas no passado, porém, era algo irreal; três vezes o valor dos estoques, o faturamento multiplicado por dez, entre outras...

Num determinado momento, foi sugerido o levantamento do Patrimônio Líquido, ou seja, a diferença entre o Ativo menos o Passivo da empresa, até que essa sugestão não ficou tão fora, mas ainda assim estamos muito distantes do critério ideal para de se “valorar” uma empresa.

Vejamos, apenas para ilustrarmos, tempos atrás era muito comum ouvirmos falar que uma das maiores empresas que comercializava derivados de leite no Brasil era uma empresa que não tinha sequer uma cabeça de gado; como deve ser o Balanço Patrimonial dessa empresa, como o Ativo está registrado; num outro exemplo, uma das maiores empresas do mundo de artigos esportivos, patrocinadora de diversas seleções de futebol, também não possui fábricas, acabam por terceirizar sua produção, mas tem como grande valor sua marca e com ela a capacidade de gerar lucros, riquezas.

Com os exemplos acima fica claro que a técnica para se avaliar uma empresa, vai além do Balanço Patrimonial, acompanhado da DRE (Demonstração de Resultados do Exercício), esses demonstrativos são peças importantes para a composição do valor da empresa, enriquecidos entre outras informações, entre elas: Passivo Ambiental, Contencioso, Garantias, Marcas, entre outros.

O Fluxo de Caixa Descontado é uma das ferramentas utilizadas para se compor, porém, outras mais podem com certeza agregar segurança na composição do valor empresarial, seja essa apuração para se realizar aportes ou simplesmente ter em mãos o efetivo valor.

Nossos trabalhos são realizados com visitas técnicas e analise e desenvolvimento de planilhas baseados e informes e informações obtidas.

Atendemos todo território nacional.

Vale conferir!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

 

Compartilhe no Whatsapp