ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Concentração de Clientes – Será que você está cometendo essa “falha”?

28/11/2018 - Ribeirão Preto - SP

Concentração de Clientes – Será que você está cometendo essa “falha”?

www.axsconsultoria.com.br/consultoria-e-assessoria-empresarial

194-11-2018

Empreender é uma arte.

A partir do momento que iniciamos, os desafios parecem que passam a cair do céu, e não há como fugir, a solução é planejar e resolver uma coisa de cada vez.

Agora quando falamos em vendas, esse deve ser o foco principal de qualquer empresa, é dessa área que sai o oxigênio de qualquer empresa, mas são decisões que devem ser planejadas.

Atuamos na área Administrativa /Financeira e temos como o principal demonstrativo a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e por coincidência a DRE inicia-se com Vendas ou Faturamento Bruto; aí começa a empresa.

Geralmente empresários de pequeno porte tratam a questão administrativa como um complicador, não tiro a razão deles, porém, está incluso nos desafios do empreendedorismo citado no início desse artigo; agora temos que ter um cuidado, se para fugir do volume de clientes, emissão de Notas Fiscais, Inadimplência, cobranças, emissão de boletos e borderôs, entre outras tarefas você optar por faturar toda sua capacidade produtiva par um único cliente, você pode (sem generalizar) estar cometendo um “suicídio empresarial”.

O prazer de ter apenas um cliente, e faturar toda a produção ao final do mês, pode estar expondo sua empresa a um risco incalculável, abaixo vamos citar alguns pontos que é comum vermos em clientes que passaram por tal situação:

Diante do exposto da noite para o dia o sonho se transforma em pesadelo sem que haja tempo para acordar.

Com toda a fonte de receita dependente de um único cliente, que passa a ter o poder de “ditar regras” você passa a ser um “funcionário PJ” desse cliente ou rede, e ao final da relação verá o estrago que essa “parceria” causou.

Pulverize seu faturamento, venda para diversos clientes, quanto maior for a diversificação, maior será sua margem de contribuição, não fique refém de grandes marcas.

Se a empresa não tiver na gestão os controles financeiros básicos pode estar como se diz no popular “trocando seis por meia dúzia” e ao final estará com um Passivo consolidado que poderá com certeza comprometer os sócios que durante o processo se encantaram com o caminhar do Fluxo de Caixa.

Vale Pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

 

Sorocaba, Votorantim, Campinas, Itu, Salto, Indaiatuba, Piedade, Valinhos, Vinhedo, Capivari, Boituva, Tatuí, Itapetininga, Iperó, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, São Roque, Mairinque, Cotia, Vargem Grande, São Paulo, Osasco, Jandira, Araçariguama, Barueri, Alphaville, Ibiúna, Alumínio, Tiete, Jundiaí.

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp