ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Elefantes Brancos

3/3/2019 - Ribeirão Preto - SP

Eles estão por aí. São muitos. Vieram com o objetivo de melhorar, inovar e dar mais opções para a população. Ah, se todos esses argumentos fossem verdade... O termo Elefante Branco é muito usado no Brasil. Basta lembrar de alguns estádios de futebol, que foram construídos em cidades, cujo a carência é hospitais e escolas de verdade. Já em outras cidades, a esperança de ter um transporte com mais qualidade ficou no passado, como o sonho de ver a seleção ganhar mais um título mundial...

Na cidade onde eu moro existem muitos Elefantes Brancos. Eles servem como abrigo para mendigos e usuários de crack. Lamentavelmente, passar na calçada dos Elefantes Brancos tarde da noite não é uma boa ideia. Muito dinheiro investido para nada.

Muitas vezes, o destino dos Elefantes é virar pó. Demolir é a solução encontrada para resolver a situação. Será? E todo o dinheiro investido? E a expectativa criada por todos? A população fica como? E quem garante que um novo prédio não será lugar para usuários de crack novamente? Ninguém garante.

O fato mais curioso é que projetos como creches e postos de saúde são os campeões em ficar lá; paredes pretas e rachadas por um longo período. Uma boa explicação para isso, é o fato de que o governo consegue a liberação do dinheiro para a construção dos prédios citados na linha de cima, de forma rápida, afinal todos se comovem com o projeto de uma escola ou posto de saúde em áreas precárias. Com a grana nas mãos, basta dizer que para dar sequência ao projeto é preciso a aprovação de alguma coisa. A aprovação nunca vem. E assim, os anos passam e a cidade ganha mais um Elefante Branco.

Pobre do animal, servir de apelido para a falta de palavra de alguém. Outro dia, ouvi alguém dizer que as estrelas, presentes na bandeira do nosso país, representavam todas as obras inacabadas. Discordei. São poucas estrelas para muitos Elefantes. Seria preciso uma coleção de bandeiras para representar as obras tidas como avanço e melhorias nas cidades!

Difícil encontrar uma solução para isso, já que ao longo dos anos, desenvolvemos o hábito de adestrar os Elefantes Brancos nas cidades. 

 

 

 

Obrigado pela visita!

 

COMECE A LER MEUS LIVROS GRATUITAMENTE:

 

Duas Vezes Pamela Monteiro 
http://amz.onl/6kNQLOT

 

Passado & Presente 
http://amz.onl/bSJOgdX

 

Karina 
http://amz.onl/2zZb89q

 

Até breve,

 

              

Compartilhe no Whatsapp