ColunistasCOLUNISTAS

Caroline Silva Fraga

Autor: Caroline Silva Fraga

Entenda: Você precisa falar com convicção.

14/3/2019 - Ribeirão Preto - SP

“Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferente.”

                                                                                                    Albert Einstein

 

Olá,

 

Semana passada, eu falei sobre a importância da sinceridade na conexão com o seu interlocutor. Hoje, eu quero falar de outra qualidade relacionada à sinceridade – chamada de convicção.

O poder da convicção é incrível, principalmente para o seu interlocutor que não conhece muito sobre o assunto que você irá abordar. Para o bem ou para o mal, poucas pessoas têm a capacidade de pensar racional e logicamente. Mas todos nós temos sentimentos e emoções, e todos nós podemos ser influenciados pelos sentimentos de um orador. Eu estou falando persuasão, você lembra? Se não lembra volta no post que eu escrevi falando sobre a diferença entre convencer X persuadir.

No final deste post quero compartilhar uma novidade muito legal que vai ajudar na sua carreira que recebi agorinhaaa no meu e-mail. Aguarde.  Leia até final desse post.

Voltando, se orador acredita firmemente em algo e afirma com convicção suficiente, ainda que seja um absurdo, ele conquistará seguidores e discípulos. O orador ganhará a confiança dos ouvintes pela simples virtude de falar com muita confiança.

Uma vez que o obstáculo de ganhar a confiança foi ultrapassado, começa o trabalho de traduzir isso em ação. É a hora de expor os fatos que informarão as pessoas sobre os méritos do que você está apresentando. Esse é o cerne da sua apresentação. É aqui que sua preparação se mostrará valiosa. Nesse momento você vai desejar saber muito mais sobre o seu tópico do que será capaz de utilizar. A esse respeito, gostaria de usar como exemplo um trecho do livro Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, intitulada Através do Espelho. Quando o cavalheiro Branco, em através do espelho, começa a sua jornada, ele está preparado para qualquer contingência possível. Ele tem uma ratoeira, para caso de ser importunado por ratos à noite. E carrega uma colméia, para o caso de encontrar com um enxame perdido. Bem, se você se preparar com a mesma diligência como Cavaleiro Branco para seus os discursos, você será um campeão. Você irá superar qualquer resistência com uma avalanche de informações. Você estará pronto para qualquer objeção que surgir. Você saberá o seu assunto tão bem, terá planejado sua apresentação tão perfeitamente, que nada além do sucesso seria possível.  O seu ouvinte não estará pronto somente para concordar, mas também para entrar em ação. E para fazer isso acontecer, refutar as objeções é um passo importante, mas não é crítico, por isso que falei um post anterior sobre a construção do roteiro de apresentação, se não lembra, volte para lê-lo. O passo crítico é apelar aos motivos que fazem as pessoas agir.

Uma tática poderosa que pode ser colocada em funcionamento aqui. Oradores de alto impacto sabem como chamar atenção do seu ouvinte para ação colocando um desejo que ele tenha contra o outro. Sempre podemos usar certos desejos humanos básicos para moldar a conduta dos nossos ouvintes. Compreender esses desejos universais e saber moldá-los é essencial para o sucesso de um orador. Assim, você precisa conhecê-los com exatidão.

Um dos desejos mais fortes é o de ganho pessoal. Essa é razão pela qual algumas centenas de milhões de pessoas saem da cama, todas as manhãs, duas ou três horas antes do que de outra forma sairiam. Mas, embora esse desejo seja poderoso, um motivo ainda mais forte é a auto-proteção. Para a maioria das pessoas ganhar dinheiro é uma aspiração, mas não perder dinheiro é uma necessidade absoluta. Para que sua apelação a esse motivo ganhe força, torne-a pessoal.

Da mesma forma, o apelo ao orgulho, se feito com habilidade, tem uma força quase tão potente quanto a dinamite. Você já se perguntou por que está lendo este post?  Por que foi movido pelo desejo de causar uma impressão melhor em suas apresentações? Você cobiça o brilho da satisfação interna que vem com uma apresentação altamente eficaz? Você não sentirá um orgulho bastante compreensível no poder, na liderança e na distinção que um bom orador comanda?

Se você deseja ser um orador de alto impacto, você precisa de todas as informações que já falei até hoje. Não adianta focar somente no seu medo de falar, porque essa é a ponta do iceberg e falar de comunicação o mergulho tem que ser mais profundo, eu veio te mostrando isso já faz certo tempo. Espero que você já esteja repensando o significado de oratória.

 

Deixa eu te contar a novidade que recebi agorinhaaaa por e-mail.

Eu sei como é difícil ler textos e colocar tantas informações em prática, até você conseguir processar no cérebro, desconstruir idéias equivocadas e entrar em ação, demora um pouco. Então, para facilitar o seu processo porque eu quero que você seja um orador de alto impacto, a sua carreira depende da sua habilidade de comunicação. Eu criei um Curso básico de Expressividade e Oratória, pela plataforma da Udemy, são vídeos práticos e objetivos, porque eu não gosto de perder tempo e acredito que nem você.

Sempre haverá o pessoal do contra que vão dizer que os meus vídeos são curtos bla bla bla. Ok,certo! Só que eu quero facilitar a sua compreensão para entrar logo em ação, não quero te enrolar com vídeo cansativo, maçante. Se você quer algo cansativo, vídeos longos, o meu curso não servirá para você, mas se quer algo prático sim.

Convenhamos o tempo é o bem mais precioso que temos! Então, pare de querer perder tempo, já estamos em março, caminhando para o final do mês.

 Então, este curso eu dividi em três pilares:

1 - Conscientização – eu quero te ajudar entender o seu medo, a sua motivação para falar em público e como você pode ressignificá-lo.

2 - Técnicas para melhorar a sua performance como orador – eu vou ensinar exercícios de respiração, dicção, projeção da voz e linguagem corporal.

 3 - Mensagem (técnicas de apresentação) – falo sobre persuadirX convencer,  roteiro de apresentação, forma de apresentação, vícios de linguagem e uso do microfone.

E a melhor parte este curso custa um preço super acessível $ 39,99. Sim! Porque eu quero que qualquer pessoa tenha acesso e comece a mudar de vida. 

 Espero que você aproveite!! Vou amar tê-lo como aluno do meu curso. Lembre-se o curso não faz nada se você não agir, eu coloquei na minha cabeça que eu quero ver você palestrar., porque você tem uma mensagem boa para largar nesse mundo, e eu preciso está presente para ouvir e aprender. 

Curso: https://www.udemy.com/curso-basico-expressividade-oratoria/

 

Até breve,

Rumo ao sucesso!

 

 

Compartilhe no Whatsapp