ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

O Reestruturador de empresas!!!

28/5/2019 - Ribeirão Preto - SP

O Reestruturador de empresas!!!

www.axsconsultoria.com.br

292-05-2019

Aparenta ser um termo negativo, porém, revitalizar empresas se faz necessário, grande parte delas se utilizassem dessa técnica teriam uma longevidade ainda maior.

A Zona de Conforto

As empresas iniciam-se pequenas e crescem a medida que seus produtos ou serviços tem boa aceitação no mercado, e de forma inconsciente os custos fixos caminham na mesma intensidade de crescimento como se fossem variáveis.

Enquanto a margem de contribuição e o volume de vendas são suficientes para cobrir a estrutura fixa, tudo caminha “muito bem”, contratos são firmados para que tudo “funcione” de forma automatizada, facilidades são agregadas a Gestão, em todas as áreas: Administrativa, Produção, Comercial, entre outras.

A transformação em Commodities

Numa economia globalizada, quando algo novo é lançado no mercado, essa inovação (produto ou serviço) tem um tempo para ser aceito (identificado como benéfico), após essa aceitação, inicia-se um processo de ganhos, aumento do volume de vendas, além dos preços de vendas, entretanto, quando a concorrência identifica e “cria” produtos semelhantes, inicia-se uma tendência de queda nos preços praticados e simultaneamente nos volumes vendidos.

Nesse momento o produto ou serviço está se transformando em commodities, e a margem de lucro que era alta, tende a cair.

Custo Fixo Total > Margem de Contribuição

Quando ocorre essa queda no faturamento, inicia-se uma nova realidade na Gestão Empresarial, o Caixa passa a ficar deficitário, a busca por recursos financeiros juntos aos bancos vira uma rotina, empréstimos em cima de empréstimos, Fluxo de Caixa negativo, pagamentos em atraso começam a “estourar”, os impostos a pagar são deixados para serem parcelados quando um novo “refis” for disponibilizado pelos governos Estaduais ou Federais.

E o que reduzir?

Precisamos de toda essa estrutura?

É viável reduzirmos a estrutura pois podemos voltar a crescer em breve?

Esses são alguns dos questionamentos de quem vive essa realidade e muitas vezes não identifica oportunidades de supera-la.

A equipe de Gestão

É natural que a nova realidade “negativa” seja assustadora e com isso deixe parte dos gestores atuais são reações contundentes, isso acontece na grande maioria das empresas.

O problema só aumenta, quando uma reestruturação interna é colocada em pratica, muitas vezes com a “visão” de reduzir custos, a alta gerencia é substituída pelo “quadro interno”, realmente o custo foi reduzido, entretanto, o problema não foi solucionado; geralmente o pessoal “promovido” esta cheio de boas intenções mas muitas delas apesar de boas acabam por não serem possíveis de serem colocadas em pratica.

Num momento como esse a experiência é fundamental, e não basta apenas conhecimento teórico o prático é fundamental.

O problema continua.

Diz o ditado “Santo de casa não faz milagres”

Nem todos os jargões que conhecemos são em sua essência verdadeiros, porém, alguns em determinadas situações se aplicam.

Em momentos como a “conta não fecha” uma analise fria deve ser realizada, preferencialmente por um profissional ou uma empresa de Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, para que todo um estudo seja realizado e um plano de ação emergencial seja colocado em pratica para “estancar” os prejuízos que se acumulam. Essa estratégia deve ser iniciada, após é lógico ser discutida e aprovada pela alta direção da empresa, em seguida os “cortes” devem ser realizados, com o objetivo de tornar a empresa “mais leve”.

Alguns Cases

Essa realidade faz parte do nosso dia a dia, a AXS Consultoria Empresarial tem como parte de sua expertise a reestruturação de empresas de pequeno e médio porte.

Vamos relatar alguns exemplos sem é logico mencionar as empresas:

Hoje nosso cliente é líder na região em seu segmento.

 

A qualidade dos serviços, apesar de em muitas empresas terem sido contundentes, deixou com certeza nossos clientes satisfeitos, em algumas das empresas, nossa Assessoria continuou por meses e anos, em outras, fomos novamente chamados para uma nova rodada de ajustes após certo período.

O comprometimento que colocamos em pratica quando realizamos nossos serviços, em muitos casos, é comum e gratificante ver diretores nos convidando para fazer parte do quadro de colaboradores como parte da Diretoria ou como Controller.

A frase quase que comum: “Walber gostaríamos que você fizesse parte da Gestão da empresa, assumindo função estratégica”. Isso é prazeroso, é a consagração de um trabalho bem conduzido, com profissionalismo.

Não há Milagres

Sem desmerecer qualquer crença ou superstição, temos que trabalhar com a Razão, e o trabalho não é fácil, não é da noite para o dia que tudo isso acontece, porém, o empresário deve se desprender para que a melhora ocorra, tem infelizmente que muitas vezes se desfazer de parte da equipe que por muitos anos o acompanhou nessa jornada, para buscar pessoal mais qualificado, atualizado e disposto a lutar para buscar melhores resultados.

Nosso Time e Área de Atuação

A AXS Consultoria Empresarial tem a disposição de seus clientes profissionais qualificados (ex-Executivos) nas mais diversas áreas de atuação: Logistica, Recursos Humanos, Industrial, Comercial, Financeiro, Custos e Administração, para que a medida que seja identificado uma determinada necessidade de seus clientes esse apoio possa ser colocado em pratica.

Atuamos nos mais diversos segmentos e porte de empresa, entre eles citamos: Hospitais, Industrias, Call Center, Comércio em Geral, Condomínios, Transportadoras, Laboratórios, Franquias, Restaurantes, Escritórios, Escolas, Universidades, Rede de Farmácias, Fast Food, Supermercados, Postos de Combustíveis, Clinicas, Construtoras, Auto-Peças, Construção Civil, Fábricas, Clinicas, Segmento Pet, entre outros.

 

Tempo e Custo

O choque tem que ser o mais rápido possível, é logico respeito as particularidades de cada empresa, entretanto, o emocional é deixado de lado para que possamos focar em Resultados.

Quanto aos custos, com certeza a melhora que nossos clientes tem em seus Resultados, fazem com que os honorários da AXS Consultoria Empresarial sejam insignificantes diante dos benefícios à empresa.

Um trabalho de Reestruturação deve ser colocado em pratica o mais tardar em ate 45 dias do inicio dos trabalhos, em até 120 dias praticamente todo o planejamento foi executado, a partir daí é realizado o acompanhamento e os ajustes na medida do necessário, e nesse processo nós podemos realizar o acompanhamento ou mesmo os gestores da contratante podem dar sequência.

Vamos conversar a respeito!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 08 anos.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Sorocaba – SP

Atendemos todo Território Nacional

 

Principais cidades atendidas: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos, Osasco, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mauá, São José do Rio Preto, Santos, Mogi das Cruzes, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Franca, Guarujá, Praia Grande, Taubaté, Limeira, Suzano, Taboão da Serra, Sumaré, Barueri, Embu das Artes, São Carlos, Indaiatuba, Cotia, Marília, Americana, Araraquara, Jacareí, Itapevi, Presidente Prudente, Hortolândia, Rio Claro, Araçatuba, Santa Bárbara d'Oeste, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Bragança Paulista, Pindamonhangaba, Itapetininga, São Caetano do Sul, Franco da Rocha, Mogi Guaçu, Jaú, Botucatu, Atibaia, Santana de Parnaíba, Araras, Cubatão, Valinhos, Sertãozinho, Ribeirão Pires, Jandira, Birigui, Catanduva, Barretos, Guaratinguetá, Votorantim, Tatuí, Várzea Paulista, Caraguatatuba, Itatiba, Salto, Poá, Ourinhos, Assis, Paulínia, Leme, Itanhaém, Caieiras, Mairiporã, Itapeva, Votuporanga, Caçapava, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Avaré, São Roque, Ubatuba, Lorena, Arujá, São Sebastião, Campo Limpo Paulista, Matão, Cruzeiro, Bebedouro, Ibiúna, Lins, Jaboticabal, Pirassununga, Vinhedo, Cajamar, Itapira, Amparo, Cosmópolis, Mococa, Fernandópolis, Embu-Guaçu, Lençóis Paulista, Peruíbe, Tupã, Penápolis, Batatais, Bertioga, Mirassol, Ibitinga, Nova Odessa, Boituva, Andradina, Monte Mor, Itupeva, Taquaritinga, Registro, Santa Isabel, Porto Ferreira, Piedade, São José do Rio Pardo, Capivari, Mongaguá, Jaguariúna, Olímpia, Porto Feliz, Artur Nogueira, Campos do Jordão, São Joaquim da Barra, Itararé, Vargem Grande Paulista, Monte Alto, Rio Grande da Serra, Jales, Cabreúva, Pontal, Capão Bonito, Santa Cruz do Rio Pardo, Cerquilho, Pedreira, Mairinque, Dracena, Louveira, Tremembé, Pederneiras, Paraguaçu Paulista, Garça, Salto de Pirapora, Espírito Santo do Pinhal, Presidente Epitácio, Serrana, Orlândia, Jardinópolis, Itápolis, Vargem Grande do Sul, Ituverava, Tietê, São Manuel, Guaíra, Novo Horizonte, Socorro, Presidente Venceslau, Promissão, Guariba, Américo Brasiliense, Pitangueiras, Agudos, Barra Bonita, Aparecida, José Bonifácio, Aguaí, Adamantina, Iperó, São Pedro, Cravinhos, Bariri, Ibaté, Rio das Pedras, Santa Cruz das Palmeiras, Ilhabela, Descalvado, São Miguel Arcanjo, Cachoeira Paulista, Osvaldo Cruz, Guararapes, Araçoiaba da Serra, Morro Agudo, Barrinha, Santa Fé do Sul, Biritiba-Mirim, Cândido Mota, Juquitiba, Iguape, Casa Branca, Igarapava, Rancharia, Piraju, Mirandópolis, Guararema, Cajati, Serra Negra, Pilar do Sul, Jarinu, Laranjal Paulista, Santa Rita do Passa Quatro, Conchal, Pirapozinho, Piracaia, Dois Córregos, Ilha Solteira, Itaí, Martinópolis, Santa Rosa de Viterbo, Pereira Barreto, Tanabi, Cajuru, Santa Gertrudes, Valparaíso, Pirajuí, Apiaí, Álvares Machado, Angatuba, Igaraçu do Tietê, Monte Aprazível, Brodowski, Bom Jesus dos Perdões, Brotas, Cordeirópolis, Potim, Tambaú, Iracemápolis, Taquarituba, Teodoro Sampaio, Santo Antônio de Posse, Palmital, Miguelópolis, Cunha, Pompeia, Lucélia, Guará, Bastos, Nova Granada, Araçariguama, Santo Anastácio, Guapiaçu, Pradópolis, Castilho, Junqueirópolis, Miracatu, Itatinga, Capela do Alto

Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista, Itupeva.

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp