ColunistasCOLUNISTAS

David Pereira de Azevedo

Autor: David Pereira de Azevedo

The IntercePT Fake News – don’t have trust index

14/6/2019 - Ribeirão Preto - SP

Você conhece o ditado, casa de Ferreiro espeto de pau? Pois bem! Incomodado com esse “Fuzuê” do site INTERCEPT, fui dar uma espiada no ambiente deles, saliento, são mais frágeis do que uma placa de ovos dentro um carro em um Off Road.

O site deles possuem diversas vulnerabilidades a serem corrigidas ou exploradas. Eu poderia ter ido mais afundo e ter realizado um INTERCEPT, mudado o site e colocado mais mentiras do que existe ali, mas na minha profissão, diferentemente do jornaleco de boteco, tenho ética.

Neste processo de intrusão, na tentativa de acuar a justiça, precisamos olhar para o cenário da engenharia social, onde, temos mais “truco”, do que dados concretos. Dentro disto, ainda que houvesse o vazamento de informações, muitos destes dados podem ser modificados.

Kevin Mitnick ficou conhecido como um dos maiores Hacker do mundo, simplesmente pela arte de enganar. Basta um pouco de desatenção que em segundos, com o celular desbloqueado, a individuo tire impressões e/ou acesse os arquivos, faça um compartilhamento por bluetooth, ou conect seu celular aos computadores e tenha acesso à lista de arquivos.

Roubar dados de aplicativo de celular, não é o mesmo que roubar documentos em formatos de arquivos e/ou pastas de e-mails. Manter o foco no vazamento de conversas tem como único objetivo, tentar expor a forma de pensar e planejar com intuito de prejudicar e colocar sobre suspeição a imparcialidade do judiciário. Sabe porque esta é a estratégia? Porque dificilmente encontrarão documentos que comprovem algo errado nas operações.

Ainda assim, é uma engenharia gigantesca fazer isto, é mais fácil convencer alguém internamente corrompendo seus valores com intuito de vazar informações, algo que difícil se fazer, ou apenas ser tudo um jogo; “truco” ainda assim, nunca teremos, confiabilidade, integridade e credibilidade sobre estas informações.

Se clonaram o celular, confirmem  a partir do número MEI do aparelho? Ok? Queremos saber se estas informações são verídicas ou só passa de ilações.

Enquanto essa briga segue, o povo sofre, e falo isso com propriedade, vim da extrema pobreza. Enquanto o governo e essa laia que faz oposição destrutiva foca apenas em guerrear, pessoas morrem por causa de infraestrutura, por falta de saneamento básico, por falta de segurança, de saúde, e grande parte delas, são crianças. Essa é minha revolta. Agora, vão trabalhar e colocar o país no rumo certo!

Então vai algumas dicas de segurança

  1. Habilite autenticação de dois fatores.
  2. Não utilize autenticação de dois fatores via SMS, utilize os aplicativos abaixo,
    SMS é vulnerável, é possível acessar via web, pelo portal da Google ou da Apple, alguns portais das operadoras permitem o acesso as mensagens, á fácil ler arquivos com histórico de mensagens de texto enviadas por SMS.
  3. Verifique o local onde aplicativo de mensagem armazena o backup das conversas, se for em Cloud (nuvem), certifique-se que existe autenticação de dois fatores com aprovação de acesso em outro dispositivo.
  4. Utilize um antivírus com bloqueio de Aplicativos, utilizo no meu celular o McAfee

Aplicativos para autenticação de dois fatores Certificados.

Microsoft Autenticator

Google Autenticator

Compartilhe no Whatsapp