ColunistasCOLUNISTAS

Davi Vasconcelos

Autor: Davi Vasconcelos

Crianças em condomínios

29/7/2019 - Ribeirão Preto - SP

 

CRIANÇAS EM CONDOMÍNIOS,
Alegria para uns; Tristeza para outros !

 

Toda criança gosta de pular, brincar e se divertir. É normal e até mesmo sinal de saúde. Uma roda de brincadeiras é bastante comum em condomínios onde vivem muitas crianças. Toda hora é hora, e todo lugar é lugar para se sujar, gritar e correr.

Mas em um local onde diversas pessoas compartilham o mesmo espaço, isso pode acabar gerando alguns conflitos, principalmente para aquelas pessoas que não têm filhos. Por isso, respeitar regras, impor limites e não incomodar as demais pessoas também vale para os pequenos.

Cabe aos pais estabelecer, conversar com os filhos e fazê-los entender que o condomínio é um local que exige respeito pelo próximo. Este é um bom caminho para se evitar maiores confusões.

Crianças em condomínio: principal reclamação é sobre barulho

Segundo pesquisa realizada por uma administradora de condomínios de Belo Horizonte, os principais problemas relatados por moradores são o barulho, a depredação do patrimônio, a utilização da piscina e da sala de jogos fora do horário previamente estabelecido, o uso de trajes de banho no elevador social e a aglomeração nos corredores.

Para evitar esses tipos de transtornos, é interessante que os pais se atentem para o que diz o regulamento interno do condomínio. “É importante que todos tenham conhecimento do seu conteúdo. Os regulamentos também podem definir advertências, notificações, e até multas para os condôminos que as desrespeitem”, afirma Geraldo Victor, gestor condominial.

Síndico deve estar atento

O síndico também deve estar atento, já que com a autoridade que o cargo lhe compete, é seu dever avisar e notificar os pais ou responsáveis pela criança sobre o ocorrido. Se houver transtornos impossíveis de serem solucionados por meio do diálogo e do bom senso, e o síndico não tomar as providências cabíveis, o condômino que se sentir lesado pode procurar os seus direitos na justiça.

Veja algumas dicas para uma boa diversão das crianças em condomínio sem incomodar vizinhos

1. Defina horários e locais onde as crianças possam brincar sem que atrapalhem os demais moradores.

2. Deixe as áreas de lazer como playgrounds e salão de jogos mais atrativos. Isso ajuda a manter as crianças em um único espaço e a controlar as suas atividades e horários.

3. Os pais devem orientar os seus filhos a não correr em corredores e áreas comuns. Isso pode causar diversos acidentes, tanto para as próprias crianças quanto para os outros moradores.

4. Se a brincadeira acontece dentro do apartamento, mas está incomodando o vizinho deve-se pedir ao porteiro ou zelador para que entre em contato com a unidade condominial e solicite silêncio.

5. Para minimizar este tipo de problema, uma ideia é apostar em tapetes emborrachados para brincadeiras dentro dos apartamentos. Diminui a incidência de barulhos em apartamentos vizinhos.

6. Uma maneira legal e divertida de conscientizar as crianças sobre seus direitos e deveres enquanto moradores é a eleição de um síndico mirim. Reserve um espaço na sua agenda e convoque uma eleição com esse fim. A criança eleita terá contato com o trabalho diário do síndico.

7. Por fim, conscientize os seus filhos sobre a importância de respeitar as regras e os demais moradores e funcionários.

Agradecemos a EagleCondomínios direcionada por Roseli Lopes, qual participou da gestão do Condomínio Portal do Morumbi ( condomínio club de São Paulo ) por mais de 20 anos.

 

Dúvidas | Sugestões | Dia a Dia :
Síndico Profissional
Davi Vasconcelos 
( 11 ) 940081012 - whatsapp
e.mail: davi.sindicoprofissional@gmail.com 

  

Leia Mais:  

7 Habilidades do Síndico Profissional
Assembléia em Condomínios
Convocação de Assembléia
Como conduzir uma assembléia
Funções do Síndico
Funções do SubSíndico
Seguro em condomínios
Segurança do Trabalho em Condomínios

Compartilhe no Whatsapp