ColunistasCOLUNISTAS

Davi Vasconcelos

Autor: Davi Vasconcelos

Condomínio caro; veja algumas soluções !

3/8/2019 - Ribeirão Preto - SP

Condomínio caro; veja algumas soluções !

 

Plano Orçamentário,

Em entrevista com a administradora EagleCondomínios tendo em sua Direção Roseli Lopes ( 23 anos de experiência em Administração, Gestão e Planejamento Condominial ) que nos ajuda neste tema.

A elaboração desse documento deve ser desenvolvido com muito cuidado, pois demonstra transparência aos condôminos e evita que o condomínio aumente suas dívidas e feche o próximo ano com prejuízos.

Para realizar o planejamento orçamentário do condomínio de forma eficiente existem algumas regras simples que ajudam a torná-lo preciso e eficaz.

1. Levantar todas as despesas

A primeira dica para realizar um bom planejamento orçamentário do condomínio é levantar todas as despesas que o condomínio teve no ano anterior. Inclua água, luz, manutenção, reformas, telefonia, seguros, AVCB,  funcionários e outros pagamentos realizados durante o período analisado. Verifique também todas as fontes de receitas.

Todos esses dados devem ser reunidos com detalhamento de gastos e recursos. Assim, é possível visualizar quais serão as possíveis despesas do próximo ano e também quais foram os erros cometidos ou gastos não calculados no ano anterior. Com um sistema de gestão para condomínios, essa tarefa torna-se mais simples, já que é possível visualizar as informações de forma rápida, sem a necessidade de fazer levantamentos.  

2. Calcular os reajustes salariais

Uma despesa que pode e costuma variar é o salário dos funcionários do condomínio. Por isso, uma parte importante do planejamento orçamentário é calcular os reajustes salariais dos funcionários e contratos com prestadores de serviço. Nessa etapa vale a pena deixar uma folga para evitar qualquer imprevisto.  

Além disso, já conte com despesas como 13º salário, férias e outros encargos dos funcionários. Alguns condomínios optam por ratear esses custos nas épocas próprias, mas para evitar flutuação da taxa condominial é mais indicado dividir entre todos os meses.

3. Ter atenção às sazonalidades

Assim como o 13º salário e férias de funcionários, existem outras despesas sazonais que precisam ser consideradas no planejamento orçamentário do condomínio.

Alguns exemplos são:

São várias as despesas que ocorrem apenas algumas vezes no ano ou se concentram durante alguns meses. Uma dica para identificar esses gastos é analisar no ano anterior os meses que tiveram uma saída maior de capital e pontuar os motivos. Outra dica refere-se a famosa Provisão Orçamentária, que é o fato de adiantar e parcelar despesas como, por exemplo, o INSS, o FGTS, PIS, férias, 13° e previsão de rescisão dos funcionários do condomínio.  Assim, essas despesas já podem entrar no planejamento do próximo ano e evitar surpresas.

4. Contar com a inadimplência

Infelizmente, a inadimplência é um problema que afeta todos os tipos de negócio, e especialmente em períodos de crise, atinge também os condomínios. Por isso, observe os índices de inadimplência do ano anterior e preveja uma cota contingencial, que deve ser um pouco maior que o valor acumulado de inadimplência do ano anterior. 

Dessa forma, mesmo que alguns condôminos faltem com seu compromisso, o condomínio não entra em uma situação complicada e consegue continuar pagando as contas sem sentir tantos os efeitos da inadimplência. Ao final do ano, caso o dinheiro não tenha sido utilizado, pode ser devolvido ou aplicado em alguma melhoria do condomínio.

Nosso amigo Everton Oliveira ( 11 940350043 ) especialista em Gestão Financeira trás soluções eficientes através da empresa DupliqueSaoPaulo, veja: Inadimplência ZERO, Garantia da Receita do Condomínio e Financiamento de Obras.  

5. Planejar os investimentos

Ficou claro que quando existe um planejamento orçamentário do condomínio, a taxa condominial se torna bem justa, já que não é recolhido mais ou menos dinheiro do que o necessário. Por isso, caso exista interesse em realizar investimentos, como reformas e melhorias, é necessário analisar a prioridade de cada investimento, decidir em assembleia quais serão colocados em prática e prever essa despesa no rateio dos moradores.

 

Dúvidas | Sugestões | Dia a Dia :
Coach | Síndico Profissional | Condomínios
Davi Vasconcelos 
( 11 ) 940081012 - whatsapp
e.mail: davi.sindicoprofissional@gmail.com 

  

Leia Mais:  

7 Habilidades do Síndico Profissional
Assembléia em Condomínios
Convocação de Assembléia
Como conduzir uma assembléia
Funções do Síndico
Funções do SubSíndico
Seguro em condomínios
Segurança do Trabalho em Condomínios

Compartilhe no Whatsapp