ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Corretor Ortográfico

25/8/2019 - Ribeirão Preto - SP

Cada dia que passa surge um modelo diferente. Cada um com mais funções do que o outro. Aquele que é novo hoje, amanhã já pode ser velho. E o preço vai acompanhando a evolução dos modelos. É difícil de acreditar que você pode carregar nas mãos um celular que custou, em alguns casos, cinco mil reais ou mais!

Nunca imaginei que alguém pudesse andar com algo tão valioso nas mãos! Cinco mil reais é muito dinheiro! Mas as pessoas andam exibindo-os, sem a menor questão de esconder.

No entanto, o celular pode vir com muitas funções, mas uma me desagrada e, acredito, desagrada outras pessoas também. Ah, que saudade dos celulares de antes, que não ficavam tentando adivinhar o que você ia escrever. Maldito corretor ortográfico! Você não tem paz! Basta abrir o teclado e inserir a primeira letra, que ele já começa a sugerir um monte de palavras; nenhuma delas é a que você está precisando.

Outro dia, fui escrever uma mensagem no WhatsApp. Nossa, escrevi tudo errado. Eu estava de pé, no trem lotado, achei que seria uma boa hora do corretor me ajudar, já que estava digitando só com uma das mãos. Não me ajudou nada. Minha esposa enviou outra mensagem:

— Não entendi nada.

Eu também não. Não tinha mesmo como entender. Era como se, de repente, eu tivesse esquecido como era juntar as palavras para escrever uma frase.

Numa tentativa de fugir das sugestões do corretor ortográfico, as pessoas começaram a abreviar certas palavras. Ao fazer isso, um tracinho, geralmente na cor vermelha, indica que a palavra está errada. Ah, sim, correto é a palavra que o corretor inseriu sem você pedir.

Antes, quando eu recebia uma mensagem e vinha toda errada, nem tentava decifrar; mandava outra dizendo que não tinha entendido nada. Com o tempo, comecei a ser mais compreensível. Fico um tempão tentando entender o que a pessoa quis dizer. Só pergunto mesmo se não tiver jeito. Não é irônico, pagar tão caro num celular que vai fazer você escrever tudo errado?

— Tem que ler antes de enviar a mensagem — disse minha irmã.

Quero ver escrever e ler todas as mensagens, quando a conversa estiver empolgada no grupo do WhatsApp...

Novos tempos. Novas maneiras de se comunicar. Só tenho medo das pessoas começarem a falar como o corretor ortográfico. Aí a coisa vai ficar realmente séria!  

 

 

 

 

Obrigado pela visita!

 

COMECE A LER MEUS LIVROS GRATUITAMENTE:

 

Duas Vezes Pamela Monteiro 
http://amz.onl/6kNQLOT

 

Passado & Presente 
http://amz.onl/bSJOgdX

 

Karina 
http://amz.onl/2zZb89q

 

Até breve,

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp