ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

A Verdadeira Crise

6/10/2019 - Ribeirão Preto - SP

A verdade é que muito se falou e ainda se fala em crise. No entanto, demorei para entender qual era essa crise que todos viviam falando pelas ruas e mídias. Cheguei a pensar que era uma crise de dinheiro, de certa forma, acertei. Gastou-se muito nos últimos anos e a conta precisa ser paga, sem piedade. Mas, com o passar dos dias, percebi que não vivemos apenas uma crise financeira. A crise está em qualquer parte. Vivemos uma crise quando é preciso aceitar ou não a opinião do outro. Vivemos uma crise de amor para com o próximo. Ainda não estamos em guerra, mas se for para decidir entre eu e outra pessoa, que seja eu.

Certa vez, um colega de trabalho, disse em tom de brincadeira:

— Pode faltar qualquer alimento na sua casa, menos o sal. Se um dia faltar sal na sua casa, significa que as coisas estão muito complicadas.

Refleti bastante sobre essas palavras, ditas após o almoço, nas margens de uma rodovia. Por que o sal? Talvez por que ele é consumido menos do que os outros alimentos? Pode ser...

Depois desse dia, todas as vezes que ouvia alguém dizer que o país estava em crise, ia correndo até a dispensa ver como estava o estoque de sal. Tinha medo dele acabar das prateleiras do supermercado, não queria descobrir que as coisas estavam muito complicadas.

Como seria bom se todas as pessoas saíssem para verificar o estoque de algo em tempos de crise. Todos descobririam que falta muita coisa; todos descobririam que o estoque está zerando, quando se refere ao bem. A dispensa com nossas atitudes boas, desconfio, nunca esteve cheia. Devemos nos preocupar e muito quanto a verdadeira crise que vivemos. Ela vai muito além do que dizem por aí. Ela é muito mais do que a dívida deixada para nós pagarmos. Ela é bem mais grave do que o sal, que não pode nunca faltar dentro de casa.

Diante de tantas crises, decidi deixar de lado a tola preocupação com o estoque de sal. Sugiro que todos façam o mesmo. Existe uma crise muito maior acontecendo lá fora, o que torna a questão do sal quase insignificante.

 

 

 

 

COMECE A LER MEUS LIVROS GRATUITAMENTE:

 

Duas Vezes Pamela Monteiro 
http://amz.onl/6kNQLOT

 

Passado & Presente 
http://amz.onl/bSJOgdX

 

Karina 
http://amz.onl/2zZb89q

 

Até breve,

 

 

    

Compartilhe no Whatsapp