ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Utilidades

19/1/2020 - Ribeirão Preto - SP

Tenho que admitir: pessoas humildes são fantásticas! O fato de viverem longe do luxo, ajuda muito. Tenho a honra de declarar que sou humilde e, portanto, uma pessoa fantástica!

Nós, os humildes, temos o dom de fazer o singular virar plural numa facilidade incrível. Aproveitamos tudo até o final mesmo. Por exemplo, o creme dental, para algumas pessoas, já acabou... Pra mim, enquanto os dedos não ficarem vermelhos de tanto espremer o tubo, não consigo me convencer de que acabou.

Em casa, no meio da correria da semana, o fogão serve de mesa, a pia também serve de mesa, até as cadeiras servem de mesa!

— Fogão grande é ruim, acaba servindo de mesa, não gosto — declarou minha tia.

E ela tem razão. Mas, somos humildes, gostamos de usar tudo; gostamos de criar funções para os móveis ou objetos. Lembro que a camiseta, com a foto do mascote da Copa do Mundo de 2014, foi parar no chão, até que o pano novo chegasse do supermercado. Quando ainda morava na casa dos meus pais, não gostava de ficar reaproveitando as coisas. Odiava quando mamãe ia fazer compra e escolhia a marca de requeijão que vinha em copos de vidros. Não demorava muito, pela manhã, lá estava eu tomando café no copo que um dia esteve cheio de requeijão. Tempos depois, comecei fazer a mesma coisa. O fato da coleção de copos (presente de casamento) ter sofrido uma redução, já que quebrei um deles quando fui lavar a louça, ajudou para que isso acontecesse.

— Além de termos um delicioso requeijão, futuramente teremos um copo também — argumentei.

De repente, até o extrato de tomate começou a vir em potes de vidros.

— Serve para guardar temperos futuramente — disse minha esposa.

No último Natal, um casal de amigos ofereceu um pouco da ceia que sobrou. Levamos para casa três lindos potes de manteiga. No almoço do primeiro dia do ano, ganhamos um pote de sorvete com churrasco, que meu tio guardou.  

E então, criamos um monte de funções para um monte de coisas. Ainda bem que todas as pessoas que são humildes fazem isso. Pessoas pobres são ligeiramente práticas. Ainda bem. É uma pena que as pessoas ricas não tenham descoberto ainda todas as utilidades de todas as coisas.   

 

 

 

CONHEÇA MEU PRIMEIRO LIVRO DE CRÔNICAS:

https://www.amazon.com.br/dp/B082ZQJFTV

 

 

 

 

 

Até breve,

 

  

Compartilhe no Whatsapp