ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Quintal

16/2/2020 - Ribeirão Preto - SP

O quintal era grande. A variação de frutas e legumes, era motivo de orgulho. A terra era produtiva.

— O que planta aqui, vinga!

Para fazer a feira, era só ir até o quintal e escolher qualquer fruta. Tinha legumes também. E um grande espaço, para construir mais cômodos. O quintal fazia inveja para as pessoas que vinham de longe. Não seria exagero, dizer que os moradores daquela região, viviam de forma saudável. Tudo isso acabou semana passada. A chuva veio forte e intensa. Para as frutas e os legumes, a chuva significava vida. Para os passarinhos, motivo de alegria. Para os moradores, a chance de preparar o solo para mais um plantio. Mas tudo isso foi interrompido. Longe dali, a chuva também veio forte e intensa. Muitos bairros foram alagados. Bueiros pediram socorro; era muita água e pouca vazão. Era muito lixo e pouca consciência.

O quintal, de outrora tão bonito, foi devastado. Quando a chuva parou, dava a impressão que o lixão mudara de endereço.

— O lixo da cidade grande veio parar aqui, no meu quintal! — desabafou uma moradora.

E ela tinha razão. Todo o lixo descartado de forma irregular na cidade grande, foi para o rio. O rio passava nos fundos da casa dela, lá no interior.

— Só reclamar não adianta! — rebateu o vizinho. — Temos que limpar tudo isso.

Só reclamar não adianta.

Sim, precisamos de mais atitudes e menos discursos. Precisamos entender que outros sofrerão as consequências de nossos atos. Precisamos entender que a garrafa jogada aqui, lá na frente vai prejudicar alguém ou alguma coisa.

Nas cidades, as lamas invadiram os quintais. No interior, garrafas de plásticos ficaram no meio dos pés de frutas. Os legumes sumiram no meio dos lixos. Aos poucos, o rio foi voltando ao normal. Mas algo mudara. Era como se ele dissesse para aquelas pessoas que ele não tinha culpa de nada. Ele seguia o seu caminho, de forma natural. As pessoas é que aproveitavam a carona para descartar os plásticos em sua correnteza.

— Vamos limpar isso.

— Sim, vamos limpar...

Havia muito para ser feito. O quintal vai demorar a ser como era antes. Os pés de frutas tombadas, estão tristes. Os legumes estão tristes. Os passarinhos estão tristes e assustados com tanto lixo. Todos eles dizem, imploram para que não deixem tudo aquilo acontecer de novo.

É uma pena que nem todos podem ouvi-los.

 

 

 

 

CONHEÇA MEU PRIMEIRO LIVRO DE CRÔNICAS:

https://www.amazon.com.br/dp/B082ZQJFTV

 
 

 
 

 

Até breve,

 

 

   

Compartilhe no Whatsapp