ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Software de Controle Patrimonial – porque utilizar!!!

6/3/2020 - Ribeirão Preto - SP

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

427-03-2020

Ferramentas “caseiras” ainda são muito comuns em grande parte das empresas em nosso país, entretanto, há no mercado alternativas viáveis e seguras para serem utilizadas na Gestão Empresarial.

O Porque do Controle Patrimonial

O Controle Patrimonial, é a gestão de controle do Ativo Imobilizado, para ser mais claro, o Ativo Imobilizado é formado bens classificados nas contas abaixo:

Quando a empresa ainda está pequena, é fácil saber exatamente o que se tem, entretanto, quando a empresa cresce e esse é o objetivo de todos empresários, controles precisam fazer parte da Gestão, ou administração da empresa.

A utilização do Controle Patrimonial

Administrar o Ativo Imobilizado, não é uma tarefa complicada, entretanto, a implantação do Controle Patrimonial deve ser devidamente planejada para atender as necessidades da Gestão.

Uma vez implantado e definido procedimentos, a Gestão Patrimonial passa a ser uma rotina fácil de ser conduzida, e muitas vezes toma pouquíssimo tempo da equipe para mantê-lo atualizado.

A necessidade de controlar o Ativo Imobilizado!!!

Nesse momento vamos focar exclusivamente o quesito controle físico, deixaremos para um outro artigo a questão fiscal e contábil.

Quem tem um controle qualquer corre o risco de ter perdas, entretanto, é possível identifica-las quando ocorrer e corrigir para evita-las, agora quem não dispõe de qualquer controle, com certeza terá perdas e se que terá como mensurá-las.

A ferramenta Controle Patrimonial quando bem utilizada, disponibiliza entre outros, relatórios para que inventários rotativos sejam realizados, essa pratica é muito eficaz para manter atualizado o Controle Patrimonial e o melhor praticamente elimina a possibilidade de perdas patrimoniais, seja por:

E por que utilizar um Sistema de Controle Patrimonial e não uma planilha Excel?

O Excel é um software de grande utilidade principalmente para dar suporte a geração de relatório e formulas das mais complexas, entretanto, não pode e não deve ser utilizado como uma “Base de Dados”, pois apesar de parecer prático, apresentar diversas vulnerabilidades, entre elas:

Quando se trabalha com um Sistema (Software de Controle Patrimonial) toda uma estrutura foi desenvolvida para essa funcionalidade, além é lógico dos cálculos e também da possibilidade de anexar documentos, fotos e PDF.

E o mais importante é uma base única, que será atualizada e exportará informações para serem apresentadas e inclusive em arquivos Excel.

Gostou desse artigo?

Entre em contato, informe ter lido esse material e solicite um desconto de 50% na primeira anuidade, além da utilização como teste durante 04 meses.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp