ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

A Receita

8/3/2020 - Ribeirão Preto - SP

Fico impressionado com a habilidade de algumas pessoas para preparar receitas deliciosas. Quando provo algum doce ou salgado, logo imagino o quanto aquilo deve ter dado trabalho e demorado para ficar pronto.

— Eu que fiz — se orgulha o autor.

Então, olho no rosto da pessoa e, mesmo sem dizer nada, dou os parabéns pelo trabalho bem feito. É quase impossível esconder a admiração.

Tenho muitas dificuldades quando se trata de preparar receitas. Antigamente, revirava uma caixa pequena, da minha mãe, em busca de uma receita diferente e fácil de ser feita. Dava vontade de comer todas as receitas dali, mas todas elas pareciam ser impossível de preparar. Quando finalmente encontrava uma razoavelmente fácil, era um olho na panela e o outro no livro; para não errar nenhum detalhe. Nem sempre ficava igual. Nem sempre, o resultado era bom.

— Mas eu fiz tudo que a receita pedia! — lamentava, depois de mais um resultado negativo.

O pessoal em casa não comentava nada. O silêncio era para não deixar eu desanimado. Eles queriam que eu seguisse em frente. Isso era bom, me sentia melhor sem ter que ouvir que eu era incapaz de preparar uma simples receita.

Passado algum tempo, lá vinha mãe, exibindo toda sua habilidade na cozinha. Preparava uma receita maravilhosa, sem abrir o livro e sem seguir dica alguma. Fazia uma receita perfeita, como se estivesse esquentando apenas o leite para beber.

Hoje os tempos são outros. Os livro de receitas não se usam mais. Ainda tento preparar algumas receitas. Um olho no celular, o outro na panela. Algumas vezes a receita fica bom, outras vezes fica uma lástima. Conseguir transmitir o que está na tela do celular ou na página de um livro para a panela, é um dom. A habilidade se conquista com muita determinação. E isso deve ser reconhecido por todos.

— Precisa acreditar que vai conseguir fazer e que vai ficar bom — diz minha mãe, explicando como consegue preparar as receitas tão facilmente.

Acho que a receita sempre foi essa: acreditar que vai conseguir fazer algo e que ficará bom. O segredo é seguir em frente.  

 

 

 

 

CONHEÇA MEU PRIMEIRO LIVRO DE CRÔNICAS:

https://www.amazon.com.br/dp/B082ZQJFTV

 
 

 
 

 

Até breve,

 

 

Compartilhe no Whatsapp