ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Empresas de Sorocaba e Região e a Crise COVID-19

23/3/2020 - Ribeirão Preto - SP

https://www.axsconsultoria.com.br/gestao-de-negocios-avaliacao-patrimonial

448-03-2020

Não há dúvidas que os efeitos do Corona (COVID-19) serão graves tanto na questão da Saúde Pública como também na Economia.

A medida emergencial.

Quando algo de grave ocorre e não temos o domínio da situação, temos que buscar nos salvar para em seguida ver como podemos nos restabelecer e em seguida dar apoio aos demais.

Assim como numa viagem de avião somos orientados pela tripulação quando a cabine sofrer a despressurização, colocarmos as máscaras inicialmente em nós para em seguida ajudarmos quem está próximo.

Com a pandemia do COVID-19 não será diferente, devemos inicialmente conforme estamos sendo orientados pelos governantes, principalmente das áreas de saúde, para permanecermos em quarentena e assim que a situação estiver sob controle voltaremos a rotina.

Após, a realidade será totalmente diferente!!!

Com certeza após a passagem da pandemia, o mundo será outro, vamos torcer para que os danos as vidas sejam os menores possíveis, “tendo saúde o resto nós recuperamos”, essa frase é comum ouvirmos de pessoas com mais experiência que nós.

Diante disso, o mundo (Brasil) vai dar uma parada, para praticamente todos, e não há o que fazer, além de torcer para que tudo volte ao normal em breve e que o em breve seja o mais rápido possível.

O efeito da Quarentena às empresas.

As empresas (micro, pequenas e médias) de uma forma geral, quando possível tem seus caixas praticamente zerados (equilibrados), diante dessa “pausa forçada” os danos tendem a ser grandes.

E o que fazer para minimizar os impactos?

O estrago nos resultados empresariais!!!

Existe um conceito técnico Caixa e Competência, que esse não é o melhor momento para explicá-lo, entretanto, é importante saber que as empresas terão sérios problemas pós COVID-19.

É muito importante também saber que é de interesse de todos que a economia retome após a crise, e que sua empresa faz parte desse cenário.

Todos serão penalizados, dos maiores aos menores, e é lógico que a tendência é que os menores sofram mais, isso faz parte de nossa cultura, empresas com pouca ou nenhuma disponibilidade de Caixa tendem a padecer mais.

Temos que ter em mente que isso não necessariamente será o fim.

A AXS Consultoria Empresarial estará assessorando gratuitamente on-line as micros e pequenas empresas de Sorocaba e região, que necessitarem de orientações quanto as decisões que deverão tomar nesse momento de crise COVID-19.

Nossa vivência no mercado empresarial, nos permite orientar pequenos empresários em momentos incertos como o que estamos atravessando.

Não há certezas em qualquer esfera, tanto no setor privado quanto no público, isso podemos afirmar que no Brasil ou em outros países.

A AXS Consultoria Empresarial

Estamos no segmento de Consultoria e Assessoria Empresarial de pequenas e médias empresas desde o ano de 2008, a diretoria da empresa já vivenciou diversas crises anteriores, porém, nada igual ao momento atual, globalizado e sem perspectivas.

Estamos a disposição para orientar seus gestores on-line no que for possível e de nossos conhecimentos, atuamos nas áreas de: Finanças, Administração e Controladoria (Gestão de Negócios).

Contate-nos!!!

O importante nesse momento é sobrevivermos junto aos nossos familiares e nos restabelecermos economicamente pós crise.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp