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Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Valuation - Avaliando Empresas!

25/8/2020 - Ribeirão Preto - SP

Valuation

484-05-2020

Operações de compra e venda de empresas são mais comuns do que imaginamos, entretanto, nem todas operações são conduzidas de forma correta.

A vida de uma empresa!

Costumamos dizer que empresas tem: começo, meio e fim; e cabe aos empreendedores realizar de forma correta a Gestão de suas empresas, com isso a longevidade tende a se estender e Resultados positivos (lucros) serem frutos dessa Gestão.

Compra, Venda, Dissolução ou Investidor!

Oportunidades sempre acontecem na Gestão de Empresas, a intenção de vender integralmente ou não a participação acionaria de uma empresa, ou mesmo adquirir outras empresas, são fatores que não podemos descartar.

Mas assim como todas as decisões empresariais, esse momento também requer atenção, pois uma decisão conduzida de forma incorreta, pode acarretar grandes prejuízos, ou mesmo impossibilitar a efetivação da operação.

Conceitos incorretos de Avaliação Empresarial!

Num passado não muito distante, não tínhamos o volume de informações disponíveis como temos atualmente, diante disso, decisões eram tomadas baseadas em conceitos sem embasamentos técnicos.

Era comum no meio empresarial empresas serem negociadas (compradas ou vendidas) utilizando-se métricas de pouca eficiência, ou seja, que atendiam “conceitos” que nada ou pouco informavam, tais como:

Entre outros.

A evolução da Contabilidade

No decorrer dos últimos anos, houve grande evolução das informações inerentes a Gestão Empresarial, mais especificamente no tange a Contabilidade baseadas nas leis 6404/76 e também 11638/07, uma conhecida como a “lei das S/A” e outra como “nova lei contábil”, respectivamente.

Controles, procedimentos, uniformização das informações e dos Demonstrativos Contábeis, entre outros.

O Patrimônio Líquido

Ainda baseados em informações contábeis, há empresas (empresários) que tendem a utilizar o Patrimônio Líquido como referência para a realização da definição do valor comercial de suas empresas.

Será que está correta essa afirmação?

O Patrimônio Líquido, representa contabilmente a diferença entre o Ativo Total menos o Passivo (Circulante e Não Circulante), entre outras palavras, o Patrimônio dos Sócios, entretanto não necessariamente o valor da empresa.

A metodologia Valuation

Ainda desconhecido por alguns empresários e gestores, essa metodologia é de grande importância para a definição na Avaliação de Empresas.

Baseada em conceitos técnicos, são 03 critérios utilizados para essa Avaliação:

1)      Similaridade

Essa técnica tem por objetivo a Avaliação baseada em negócios similares (semelhantes), entretanto, diante da dificuldade da obtenção de informações, acabam por inviabilizar essa métrica. No Brasil a disponibilização de informações de empresas ainda é restrito, além da diversificação comercial, ou seja, uma empresa que atende publico “a” não pode ser comprada a uma empresa do mesmo segmento que atende o público “c”.

2)      Liquidação

Essa técnica é muito utilizada no encerramento das atividades de empresas, ou seja, quando não mais haverá a continuidade do negócio, diante disso, o Patrimônio Líquido Contábil é atualizado a Valor de Mercado, na realidade, o Ativo e Passivo são atualizados e com isso resulta a atualização do PL.

3)      Fluxo de Caixa Descontado

Essa é a métrica mais utilizada, vamos detalhar melhor na sequência.

O Fluxo de Caixa Descontado é o mais complexo e o mais utilizado na Avaliação de Empresas, diante do volume de informações consolidadas, alguns cuidados e estudos devem ser realizados.

É importante ressaltar que “o valor da empresa está condicionado a capacidade de lucros futuros”.

Premissas e etapas do Fluxo de Caixa Descontado

A Gestão Empresarial agregando Valor

Com certeza, em todo processo de análise, resultará num relatório de diagnóstico que será anexado ao processo de Valuation, com isso, informações da Gestão, poderão agregar valores ao processo, entre eles podemos citar:

O Valuation como um balizador da Gestão

Não necessariamente a realização do Valuation requer a decisão de comercializar a empresa de imediato, há também empresários que solicitam a realização do Valuation, para a apuração do Valor de suas empresas e na sequencia definir quais estratégias serão colocadas em pratica para que possa agregar mais valor ao negócio, quais ações implantar, para num futuro próximo realizar novamente o Valuation que resulte números mais próximos de suas expectativas.

Informações Chave na estruturação do Valuation

Enfim, a definição do Valore de uma empresa deverá necessariamente passar por cada uma das etapas relatadas nesse artigo.

A não realização ou mesmo a realização sem os devidos conhecimentos, com certeza poderão comprometer a efetivação da operação comercial.

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Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

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