ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Empresto ou Não??

13/9/2020 - Ribeirão Preto - SP

A verdade, é que existe certa desconfiança, quando alguém pede algo emprestado.

Empresto ou não?

A dúvida é cruel.

E sempre alguém vai dizer:

Não empresta.

Como garantia, vem a frase:

Eu já te devolvo.

A frase é simples, mas nem sempre o já te devolvo, acontece. Complicações podem surgir ou a pessoa pode sofrer um lapso de memória — de propósito ou não — dessa forma, você é obrigado a cobrar. Mas, e a coragem para cobrar? Particularmente, não tenho coragem de cobrar ninguém. Posso estar morrendo de raiva, mas algo me bloqueia, então não consigo fazer a pessoa lembrar que está com algo meu. Isso não é legal, eu sei, a fraqueza faz as pessoas esquecidas, aproveitarem disso. E como tem pessoas esquecidas por aí!

Certa vez, cometi o erro de emprestar um livro para uma amiga. Fiquei mais de dois anos sem o livro! Sempre que encontrava com ela, fazia questão de inserir o assunto LIVROS, numa tentativa de fazê-la lembrar que o livro precisava ser devolvido. Mas nada! O livro continuou nas mãos dela... Quando finalmente devolveu, ainda teve a audácia de dizer:

— Esqueci completamente! Também muitas pessoas leram, nossa, muito bom!

Pelo que entendi, fizeram uma corrente de leitura com meu livro. Ler sempre é bom, mas não gostei muito de saber que o livro foi parar em muitas mãos por aí.

Bom, se emprestar livro já é ruim, imagina pedir o livro emprestado. O medo é enorme. A sensação é que você está com uma bomba nas mãos; a impressão é que a qualquer momento, você vai perder ou estragar, e terá que explicar para a pessoa que não foi culpa sua. O melhor mesmo, é nunca ter que emprestar ou pedir emprestado. Mas é difícil isso acontecer. O compartilhamento já tomou conta do nosso cotidiano; faz parte da nossa existência.

E você, já emprestou algum livro para alguém? Já pediu algum emprestado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial,  Aventure-se (Qualis Editora) entre outras.

 

Compartilhe no Whatsapp