ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Inventário Patrimonial em Condomínios

21/9/2020 - Ribeirão Preto - SP

Inventário Patrimonial em Condomínios

485-05-2020

Cada vez mais organizações sem fins lucrativos buscam implementar controles e procedimentos, para agregar valor a Gestão.

A busca por Condomínios Empresariais e Residenciais

Nos últimos anos houve um forte crescimento na busca por Condomínios Verticais ou Horizontais, para fins residenciais ou mesmo comerciais.

Um mercado que segundo a ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, movimenta algo próximo de 165 bilhões de reais ano, requer uma atenção profissionalizada, totalmente diferente das que eram realizadas a alguns anos atrás.

Segurança e Preservação Patrimonial

Uma das principais razões pela opção de se instalar num condomínio, sem dúvida é o fator segurança, entretanto, há outros benefícios, que somados geram essa forte demanda do segmento condominial.

A profissionalização dos funcionários ou mesmo a contratação de empresas especializadas na Gestão Condominial são fatores que demonstram a importância na qualidade da Gestão, atendendo as expectativas dos condôminos.

O Controle dos Bens de Uso Comum nos Condomínios

De uma forma geral, condomínios são formados por estruturas físicas, sejam elas em sua maioria em concreto quando falamos de condomínios verticais, ou em áreas verdes, muito comum em condomínios horizontais.

Além de toda a estrutura fixa, há também itens que complementam essa estrutura e agregam valor aos usuários, sejam esses usuários: moradores, colaboradores ou mesmo visitantes.

Estamos falando dos Bens Móveis, bens do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo), podemos citar:

Danificações e Perdas são mais que normais

Quem nunca participou de uma reunião condominial e presenciou condôminos questionarem gestores, síndicos ou mesmo membros do Conselho, o posicionamento de determinado item (bem), a situação do bem, ou mesmo a sua existência na estrutura do condomínio, e essa questão ficou sem resposta.

Pior que a falta de resposta é poder presenciar a falta de controle efetivo (inexistência) desses bens, acaba sendo constrangedor aos gestores condominiais essa carência de controle, isso quando falamos de Gestão Patrimonial.

Controles em Planilhas

Em alguns Condomínios é possível encontrarmos controles informais sendo realizados por meio de planilhas eletrônicas (Excel), o que acaba sendo uma ferramenta paliativa de controle, entretanto, definido de forma geral como vulnerável (fácil de ser manipulada).

Inventário Físico Geral do Ativo Imobilizado

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, é especializada na Gestão Patrimonial, realizamos processos de implantação ou atualização de Controle Patrimonial em empresas e organizações (incluindo condomínios) em todo território nacional.

Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados, conhecedores de todas as etapas para o funcionamento eficiente do Controle Patrimonial, realizamos do planejamento, confecção das placas de identificação, levantamentos físico, avaliações e também treinamento dos colaboradores que serão os responsáveis pela administração e manutenção das informações patrimoniais.

Software de Controle Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial, desenvolveu uma ferramenta de Gestão Patrimonial, um Software Patrimonial (Controle do Ativo Imobilizado) e essa ferramenta é disponibilizada aos seus clientes que não dispõe de Software para a Gestão de seus Ativos.

Esse Software é liberado para a utilização gratuitamente por até 01 ano, e o melhor, o mesmo é entregue com todas as informações obtidas no inventário físico, tudo isso, sem qualquer custo adicional.

Essa ferramenta pode ser acessada via WEB, e a qualquer momento permite que relatórios sejam gerados, para que Inventários Rotativos sejam realizados: por Conta, Centros de Custos, ou Unidades.

Tenha o controle efetivo do Patrimônio de seu Condomínio, evite questionamentos sem as devidas respostas, elimine perdas, furtos e a falta de comprometimento com o Patrimônio de uso comum.

Vamos conversar a respeito!!!

Compartilhe no Whatsapp