ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Outra Notificação

11/10/2020 - Ribeirão Preto - SP

Já faz um tempo que o celular assumiu o lugar de muitas coisas na vida das pessoas. Confesso, de certa forma, acho perigoso. Lembro de quando o celular ainda não existia por aqui. Tudo era mais difícil, mas ao mesmo tempo, existia certa graça em tudo que ia se fazer.

— Que horas são? — alguém queria saber. 

E a pessoa fazia um charme enorme para olhar as horas no relógio, que se destacava no pulso. Hoje não é mais preciso isso. O charme, é retirar do bolso, um celular de última geração. 

Com o celular cada vez mais presente, certos hábitos surgem todos os dias. Afinal, se alguém perguntar que horas são, provavelmente, o celular vai demorar um longo tempo para retornar ao bolso da calça. Depois de informar as horas, sempre vem uma notificação de outros aplicativos, e o que seria apenas uma breve olhada no aparelho, se tornam horas e horas, os olhos ficam vidrados, enquanto os dedos deslizam com facilidade na tela cheia de cores. 

Novos tempos, novos hábitos, novos vícios. 

Outro dia, fui verificar o saldo no aplicativo do banco. Ao ligar a tela do celular, já veio logo a notificação do aplicativo de mensagens. Era um amigo, elogiando uma publicação no meu blog. Agradeci o elogio e aproveitamos para colocar o papo em dia. Conversamos sobre muitas coisas. Depois, ainda fui lá no blog conferir o comentário deixado por ele. Em seguida, veio mais uma notificação do aplicativo de mensagens. Dessa vez, era do grupo da família. A discussão era sobre a temperatura altíssima dos últimos dias. Foram quase quinze minutos trocando mensagens e figurinhas. Até que a discussão deu uma trégua, então guardei o celular no bolso novamente. Sem olhar o saldo no banco. Esqueci completamente do que ia fazer! 

Muitas pessoas já fizeram isso. É o novo vício do momento. Conheço pessoas que até deixaram de responder uma mensagem importante, isso porque se distraiu com outra notificação no celular. 

Isso mostra o quanto nós estamos sujeitos a se distrair ao ver uma notificação. Os objetivos estão em segundo plano. Podemos dizer, que até a nossa atenção, o celular também já roubou.           

  

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial,  Aventure-se (Qualis Editora) entre outras. 

Compartilhe no Whatsapp