ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Guloseimas

25/10/2020 - Ribeirão Preto - SP

Ah, as guloseimas...

O que seria de nós até o almoço ficar pronto? Elas salvam um batalhão de gente que só falta desmaiar, enquanto o cheiro da comida invade as narinas. Há quem diga que as guloseimas, são o terror da dieta. Mas, quem nunca comeu um salgadinho antes do arroz ficar pronto?

Só para lembrar: mentir é feio!

Curioso, pois, em determinado momento da vida, fomos orientados a não comer nada antes do arroz e feijão. A crueldade dos pais desconhece todos os limites. O que tem demais em ingerir algumas guloseimas? 

— Se comer besteira agora, não vai querer saber do arroz e feijão, então, sem doce!

Frase típica, pronunciada para crianças que adoram guloseimas todas as horas do dia. O tempo passa, e de repente, você é adulto e ainda está enchendo o estômago de “besteiras” antes de almoçar. Mas agora, tem um agravante: como dizer ao filho, sobrinho ou afilhado, que certo mesmo é comer o arroz e feijão primeiro? Comer escondido é uma alternativa, no entanto, petiscos ingeridos antes de qualquer refeição, nos tornam criminosos pegos com a boca na botija, no caso, com um doce na boca. Além de saborosas, as guloseimas possuem as embalagens mais barulhentas que a humanidade conhece!

— Foi feita para dividir com alguém — explicou um amigo, aparentemente, defensor de partilhar guloseimas com os amigos.

Mas é tudo fachada, eu sei, já que outro dia, ele chegou perto de mim desembrulhando uma bala de caramelo e, sem que eu falasse nada, disparou:

— É a última, por isso não te ofereço.

Então, surgiu uma dúvida: será que as pessoas viciadas em guloseimas também são mesquinhas?

Confesso que não sei. Fato é que, ninguém gosta de dividir doces divinos e salgados deliciosos. Talvez seja melhor mesmo partilhar o almoço e “esconder” as guloseimas para uma outra hora, afinal, como dizem os pais, o certo é comer arroz e feijão primeiro...

 

 

 

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial,  Aventure-se (Qualis Editora) entre outras. 

Compartilhe no Whatsapp