ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Situação desenhada

22/11/2020 - Ribeirão Preto - SP

   Expor as características e as formas dos personagens perante os contextos que estão inseridos é uma das melhores maneiras de expor as situações em que estão envolvidos, como interagem com tudo isto, se formando e sofrendo aquilo. Ao colocá-las, se põe em questão os aspectos, colocando os vários pontos que compõem os contextos. Focando naqueles dos personagens, se chega a capacidade de mostrar o que é aquilo para um indivíduo, como este está encarando e vendo o que está lhe ocorrendo, um dos aspectos daquele contexto geral, dos mais pesados.

   Em seu conto “Diga que não me matem”, integrante do livro “Chão em chamas”, Juan Rulfo conta a situação de Juvêncio Nava, que havia, décadas antes, assassinado Dom Lupe Terreros, por este ter negado pasto para seus animais. No começo tolerara, mas não conseguiu quando, em momentos de seca. Fora invadindo as cercas, escondido, tapando os rastros. Ao final, percebendo, Lupe discutiu e ameaçou matar os animais. Matou um bezerro. A facão, Juvencio o matou.

   Com mandato de prisão, mesmo tendo tentado subornar o juiz com vacas e outros animais, foi se escondendo nos morros, vivendo por ali. O haviam achado. Falava para o filho Justino que fosse para a cidade, dizer que não lhe matassem. Respondia que não podia, havia um sargento que não podia nem ouvir falar de Juvêncio. Foi pego e levado para o filho de Guadalupe, Lupe, Terreros. Implorou que não o matasse, era um velho que morreria de qualquer forma em seguida. Não adiantou. Mandou que o embebedassem para não sentir. Justino levou a cavalo o corpo do pai depois. Achariam que não era mais ele aquele corpo.

   Focando em Juvencio Nava, o narrador onisciente fala sobre o que passa Nava, focando em suas visões e formas perante aquela situação. Com isto, vão vindas às características do personagem, como ele vai se vendo nisto tudo. Sendo Juvencio perseguido pelo assassinato que cometera, tem a visão de mundo e expectativas muita marcadas com relação a este, fazendo com que passe sempre por este ponto. Reflete bastante a maneira como alguém naquela situação reage a tudo, como vê, o que lhe é vida, ou como esta vai. Rulfo, com sua típica maestria literária seca e direta, foca muito estes pontos, compondo narrativa espelhando o mais essencial daquela condição, daquele momento, levando o leitor a ver a situação individualmente, inserida em um contexto coletivo, o embate das duas na individualidade do protagonista. Um retrato do personagem, um desenho de situação.   

Compartilhe no Whatsapp