ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

O fracasso de um golpe

10/1/2021 - Ribeirão Preto - SP

   Considerando que muitas políticas e pensamentos estadunidenses têm reflexos ou momentos similares no Brasil, por vezes influenciando o que aqui acontecerá, termina sendo uma forte fonte para pensar características do que ocorre aqui e em quais maneiras. Para uma considerável parcela da população brasileira é, cultural e politicamente, um espelho, um pólo, onde ocorre algo que diz respeito a nós e também nos reflete sendo, portanto, relevante para compreender os ocorridos caros ao que a isto diz respeito. Por isto, a invasão de apoiadores de Trump ao capitólio dos EUA para evitar vitória de Biden no senado merece comentários de um brasileiro.

      Tendo sido praticado por um grupo político que tem pouca ou nenhuma consideração por modelos democráticos, ou seja, os métodos e mecanismos do estado democrático de direito, vendo que este não lhes deu vitória, tentaram incitar golpe de estado, atacando a instituição. Sendo as instituições fortes em si, pois não querem este tipo de movimento, terminaram por reprimi-los, de forma mais branda, já que não se encontram em contexto de crise para sua destruição.

        Importante dizer que as instituições de um estado são vistas de maneiras e formas diferentes por vários setores, coerindo e influenciando todos, mas cada grupo social pode se organizar de alguma maneira, tendo pensamentos diferentes em relação ao estado. No caso dos apoiadores de Trump responsáveis, um ponto comum é o desprezo pelo sistema democrático, ao invés disto, focando-se em uma figura de centralidade, de poder, capaz de combater e exterminar o comunismo e o marxismo cultural, ambos, especialmente o segundo, interpretações equivocadas e distorcidas de conhecimentos reais.

         Entre as várias admirações que Jair Bolsonaro possui em relação ao trumpismo, a citada é uma das mais fortes e recorrentes, sendo para este uma forte fonte de inspiração. Em se tratando disto, mantém sentimentos a fazer o mesmo em uma eventual perda eleitoral, concretizando seus ideais e formas políticas. Ainda que seja provável que o resultado deste possível cenário seja o mesmo de janeiro de 2021, mantém-se o registro, como forma de mostrar o defendido por parte da população brasileira, uma cultura política influenciada por movimentos e formas relacionadas aos EUA. Sendo assim, as semelhanças entre ambos têm sua forma política, ainda que sejamos mais desiguais, influenciando e conduzindo pontos comuns. Que tais problemas se resolvam parecido, evitando maiores conflitos.

Compartilhe no Whatsapp