ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

As Fôrmas

28/2/2021 - Ribeirão Preto - SP

Quando criança, nunca entendi bem o motivo para existir tantas fôrmas dentro do armário. Para cada tipo de receita, um modelo diferente. Sempre gostei mais quando elas estão cheias, com bolos, salgados ou pudins. O chato é lavar. Lembro que eu era a vítima preferida da minha irmã; quando era meu dia de lavar louça, ela nunca fazia questão de acabar com todo o bolo.

— Deixei pra você — afirmava sem ficar vermelha.
Dependendo da fôrma, ela era maior do que a pia! Espirrava água para todos os cantos. Lá vinha bronca:
— Tá lavando louça ou apagando um incêndio?
Depois ainda dizem que o é filho mais velho que sofre... Acho que em casa a regra foi diferente.
Depois de limpas, as fôrmas não respeitavam as ordens, e tão pouco, paravam quietas no escorredor de louça. Era hora de mudar a tática; deixava elas sobre a mesa até secar. A tarefa de guardar – pelo menos – não era responsabilidade minha.
Com as mãos ágeis, mamãe começava a batalha, retirando panelas, copos, potes e outras coisas do armário para guardar as fôrmas de maneira organizada. Acho que nessa hora, minha mãe também preferia ver elas com alguma receita dentro. Mas isso foi antes. Quando o fogão de seis bocas chegou em casa, foi a solução de todos os problemas. O forno grande, serviu de segundo armário. Só para guardar as fôrmas.
Isso irrita algumas pessoas, é verdade. Elas disparam xingamentos, como fosse mudar alguma coisa. No entanto, usar o forno como armário, é mais comum do que se pensa. Eu mesmo sou a favor. Tenho certeza que ali, as fôrmas se sentem em casa.
Adoramos quando as fôrmas estão cheias. Ficamos irritados quando elas estão sem nada dentro. É preciso ter calma. Existem muitas pessoas vazias por aí, que não agregam em nada. Elas também precisam, e tem, um lugar para ficar guardadas.
 
 
 
 
 
 

 

 

Conheça a antologia Aventure-se:

ebook: https://www.amazon.com.br/dp/B08MWRP4WY/

Livro físico: https://qualiseditora.lojaintegrada.com.br/pre-venda-aventure-se

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial,  Aventure-se (Qualis Editora) entre outras. 

 
Compartilhe no Whatsapp