ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Detalhes

28/3/2021 - Ribeirão Preto - SP

A casinha foi construída com restos de madeira de uma antiga igreja, que foi desmanchada para uma reforma. Toda a madeira, foi aproveitada, assim como a telha de barro feita na olaria. Ficou simples, mas bem feita. Lá guardamos todo tipo de ferramentas e um pilão, usado para preparar colorau. Junto dele, um moinho pequeno, foi fixado numa mesa de madeira. Quantas paçocas e cafés foi moído ali! Ao lado da casinha, o forno de barro estava sempre pronto para assar um delicioso pão caseiro ou um bolo de fubá, por exemplo.

— O café do pote acabou. Precisa moer mais! — dizia vovó, logo pela manhã.

Havia outro pote, esse maior, com os grãos para moer. Durante alguns minutos, eu ficava lá, muitas vezes sozinho, moendo o café. Como era prazeroso fazer aquilo! Era uma satisfação imensa ver o pote ir para a dispensa cheio de café.

Pequenos detalhes, aparentemente, sem muita importância, mas que marcaram muito uma fase da minha vida. Lembra da mesa de madeira, que o moinho foi fixado? Ela também servia para colocar uma bacia com água quente, nos dias em que a galinha do quintal, seria o prato principal.

Como gostaria que todos valorizassem esses detalhes da vida. Todo mundo deveria ter no quintal, uma casinha simples, para guardar esses objetos tão valiosos e que ficam para sempre, em nossas lembranças.

Infelizmente, hoje, a maioria dos quintais são enormes, contudo, não sobra espaço para um moinho e um pilão, tão pouco, para o forno de barro. Estamos acostumados a comer tudo que já vem pronto. E assim, nunca vamos descobrir o valor dos detalhes simples da vida.

 

 

 

 

 

 

Conheça a antologia Aventure-se:

ebook: https://www.amazon.com.br/dp/B08MWRP4WY/

Livro físico: https://qualiseditora.lojaintegrada.com.br/pre-venda-aventure-se

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial,  Aventure-se (Qualis Editora) entre outras. 

 

Compartilhe no Whatsapp