ColunistasCOLUNISTAS

Daniel Marx

Autor: Daniel Marx

Ed Ribeiro, o mestre das artes plásticas e do derramamento de tintas

21/6/2021 - Ribeirão Preto - SP

Que o Brasil é rico em cultura e arte, todo mundo já sabe. Mas não podemos deixar de falar de um artista plástico e escultor nordestino que vem fazendo história ao longo dos anos com sua técnica tão inovadora.

Este artista é o Ed Ribeiro. Um dos mais conceituados artistas do século XXI, e que teve a ousadia de quebrar os conceitos e barreiras da mesmice que vinha sendo expostas nas telas até então.

Ed Ribeiro inovou e nos apresentou a técnica de DERRAMAMENTO DE TINTAS. Uma técnica que traz vida as suas obras. Obras essas que falam com o público e se conectam de uma forma que somente os grandes mestres das tintas tem a capacidade de transpor. As obras de artes criadas por este artista já ganharam os quatro cantos do planeta, levando consigo um pouco do nosso Brasil, divulgando a nossa arte, e mostrando para o mundo que este artista tem sangue latino, este artista tem sangue nordestino e que nos orgulha a cada gota de tinta que é derramada sobre aquelas telas.

Uma de suas obras que foi considerada pelo público americano como sendo a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A BORBOLETA. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo em 2008. E entre tantas outras criações e dança de cores, o grande mestre tem marcado seu nome eternamente mundo afora.

OBRA DE ARTE BORBOLETA DE ED RIBEIRO

A cultura africana é um dos pontos altos das pinturas de Ed Ribeiro. Ele consegue como ninguém passar sua essência e espiritualidade para as telas e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo tão alheio para a cultura e religião do outro.

Além das pinturas, este artista também é um escultor. Ele consegue ver vida e formas em troncos e raízes que até então havia passado despercebido a todos. Uma de suas obras que particularmente é a minha preferida, é O DINOSSAURO. Uma colossal raiz de jaqueira de mais de 10 metros, e que o artista conseguiu transformar em um animal pré-histórico tão perfeito que te faz ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.

ESCULTURA DINOSSAURO DE ED RIBEIRO

Sua vida será contada por mim em uma biografia que assim como suas técnicas, também fugirá as regras das biografias tradicionais. Este livro será um presente para a humanidade, onde o conceito das telas se entrelaçará com o conceito da escrita.

Sem dúvida nenhuma Ed Ribeiro, é um nome importante no cenário nacional e internacional no mundo das artes plásticas. E como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego, Carybé e tantos outros nomes que se destacaram e fizeram a diferença nas telas, Ed Ribeiro eternizou seu nome na cultura e na arte do mundo. E só temos a agradecer a este artista por nos presentear com tamanha beleza visual e espiritual.

Compartilhe no Whatsapp