ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Programação ou TI principais diferenças

23/6/2021 - Ribeirão Preto - SP

 

O setor da tecnologia da informação é muito amplo, e contém diversas profissões que são muito diferentes, e possuem premissas e objetos de trabalho distintos. Muitas vezes quando as pessoas ouvem a expressão TI, logo associam essa expressão a atividades onde o trabalho está relacionado ao suporte e administração de informações e dados, mas o que poucos sabem é que o TI também envolve áreas com atividade de programação e desenvolvimento.

 

O TI pode ser dividido em diversas áreas, mas vamos considerar as atividades que envolvem a programação e atividades que envolvem o suporte e administração de dados.

Programação

 

A programação em si é uma atividade dentro da área de TI. Existem várias profissões que se baseiam na programação, que é a atividade de desenvolver estruturas de software através do uso de linguagens de programação e configuração avançada.

 

A programação é a criação de ferramentas para o trabalho a partir do zero. Geralmente esses profissionais utilizam os seus conhecimentos sobre linguagem de programação, arquitetura de software, e lógica para desenvolver as ferramentas que vão ajudar outros profissionais a trabalhar.

 

Os programadores são profissionais do TI que geralmente estão mais envolvidos com o desenvolvimento do que com o suporte. Algumas áreas da programação têm recebido destaque nos últimos anos por conta das inovações tecnológicas que têm oferecido, como é o caso do desenvolvimento de aplicativos.

 

O trabalho de desenvolvimento de aplicativos tem sido observado em diversos setores da sociedade. Essas ferramentas facilitam a vida das pessoas e ajudam a economizar tempo com eficiência. Os aplicativos atendem a diversas necessidades, desde lazer até soluções logísticas e técnicas para outras áreas profissionais.

 

O trabalho dentro da programação é muito valioso, mas se concentra na atividade de desenvolvimento de soluções enquanto as atividades de suporte mantêm essas soluções funcionando.

Suporte de TI

 

Conforme abordado de forma breve, o trabalho na área de suporte de TI não está tão relacionado com a programação e desenvolvimento de sistemas, mas sim com a solução de problemas que podem surgir dentro das ferramentas de software.

 

Para ficar mais fácil de entender a relação e a diferença dessas áreas do TI, basta imaginar o trabalho de programação como uma fábrica para a criação das ferramentas que são usadas para facilitar a vida das pessoas no ambiente virtual.

 

Assim como qualquer ferramenta ou solução, os programas e softwares desenvolvidos pelos profissionais da programação podem acabar apresentando falhas ou problemas no funcionamento, e para isso serve o trabalho dos profissionais de suporte.

 

Geralmente a programação envolve o desenvolvimento de programas para resolver problemas pontuais, ou para auxiliar em tarefas que são constantes. Ocorre porém que ao expor esses programas e aplicativos aos usuários, e como se fosse acrescentadas variáveis ao processo de desenvolvimento.

 

Os usuários muitas vezes podem se comportar de forma diferente do que havia sido previsto pelos programadores durante o trabalho de desenvolvimento de aplicativos ou softwares. Esses comportamentos imprevistos podem causar falhas no funcionamento dos programas, de maneira que os profissionais de suporte se tornam fundamentais.

 

Você encontra profissionais de suporte de TI em diversas áreas e empresas. As empresas modernas costumam valorizar o trabalho desses profissionais. Apesar de não desenvolverem programas para as empresas, eles são responsáveis por manter todo o sistema funcionando.

 

Geralmente esses profissionais também possuem conhecimento em áreas como manutenção de computadores, que não estão tão relacionadas com o trabalho de TI. Em outras palavras, esses profissionais são colaboradores que atuam no suporte de software e também na manutenção do Hardware das empresas.

 

As principais diferenças entre a programação e o suporte de TI estão nas áreas de atuação e de estudo.

Segurança da informação

 

Outra área dentro do TI que também está relacionada ao suporte, e precisa de um pouco de conhecimento na programação é o trabalho na área da segurança da informação. As empresas estão passando por um processo constante de digitalização das informações.

 

Este processo tem como objetivo tornar o trabalho mais eficiente e rápido, além de reduzir os custos com material de escritório e gerar uma economia de recursos naturais. Mas a partir do momento que os dados são disponibilizados em sistemas de armazenamento eletrônico, o trabalho da segurança da informação se torna fundamental.

 

Estes profissionais podem trabalhar de duas maneiras: dentro e fora das empresas. A forma mais comum é monitorar os dados em busca de brechas ou falhas de segurança que possam comprometer a integridade das informações que estão sendo trabalhadas.

 

Outra forma de trabalho dentro da segurança da informação é o trabalho de desenvolvimento de soluções para impedir que informações sensíveis fiquem vulneráveis.

 

Este trabalho pode ser um pouco parecido com o trabalho de programação, já que as soluções para combater ameaças a nível virtual, também são soluções virtuais.

 

Geralmente as atividades de programação e suporte de TI são muito distintas uma das outras, exceto quando se trata do suporte à segurança da informação. Espero que este artigo tenha te ajudado a entender quais são as principais diferenças entres algumas das principais áreas do TI. Se gostou deste artigo compartilhe com outros!

 

 

Compartilhe no Whatsapp