ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Inventário e Avaliação Patrimonial em Conselho Regional e Associação de Classe

29/6/2021 - Ribeirão Preto - SP

Inventário e Avaliação Patrimonial em Conselho Regional e Associação de Classe

569-12-2020

O Controle do Ativo Imobilizado cada vez mais exigido para validar Demonstrativos Contábeis.

Tanto a legislação contábil 11638/07 e 6404/76, quanto pronunciamentos (CPC´s) relatam regras e conceitos para que empresas independentes do sistema tributário utilizado, não desconsiderem o Controle do Ativo Imobilizado como suporte (razão auxiliar) de seus Demonstrativos.

De forma geral empresas de Auditoria, diante da relevância monetária dos bens do Ativo Imobilizado, exigem que todo o Ativo seja anualmente inventariado e também devidamente avaliado, principalmente quando falamos de Impairment Test.

Esse procedimento (Impairment Test) tem por objetivo evitar que números contábeis relatem o Ativo Imobilizado superavaliado, com isso, distorcendo por completo o demonstrativo.

O Balanço Patrimonial apresenta de forma sumarizada os saldos contábeis tanto do Custo Original como da Depreciação Acumulada, com isso, é fundamental que o Controle Patrimonial apresente de forma analítica todos os bens que compõem o Ativo Imobilizado.

Importante ressaltar que os saldos devem estar consistentes tanto com relação ao Custo como também em relação a Depreciação Acumulada.

Algumas empresas se atentam exclusivamente ao controle físico dos bens, sem a preocupação de “amarrar” os números do Controle Patrimonial com os da Contabilidade, entretanto, quando o objetivo é o controle total, é de extrema importância que a Avaliação Patrimonial seja realizada simultaneamente ao Inventário Patrimonial para que as caraterísticas físicas sejam melhor detalhadas para o processo de Avaliação.

Outro ponto que requer atenção é quais tipos de Avaliação são exigidos para o segmento empresarial, entre eles podemos citar:

o   Vida Útil

o   Valor Justo

o   Valor de Depreciação e Residual

o   Avaliação para Seguro

o   Avaliação para Financiamentos

o   Entre outros.

A AXS Consultoria Empresarial realiza todo o processo de Inventário e Avaliação Patrimonial, entre eles podemos citar:

o   Planejamento

o   Mapeamento (áreas/bens)

o   Confecção das placas de identificação

o   Levantamento físico

o   Fixação das placas

o   Catalogação detalhada dos bens

o   Conciliação físico x contábil

o   Saneamento e cotejamento das sobras

o   Apresentação de relatórios analíticos

o   Avaliação patrimonial total ou parcial dos bens

o   Confecção de Laudos de Avaliação (com fé pública)

A AXS Consultora Empresarial – Divisão Patrimonial realiza projetos de Inventário Físico Geral e Avaliação Patrimonial total ou parcial dos bens em empresas de todo o Brasil.

Nossos projetos são conduzidos sempre com a presença de Coordenadores ou Gerentes e com a utilização de Aplicativos e Software’s o que nos garante agilidade e precisão nas informações.

Todos nossos projetos contemplam garantias contratuais e o suporte quanto aos possíveis questionamentos que peritos ou a empresa de auditoria venham realizar.

Vamos conversar sobre o projeto de sua empresa ou organização!

Compartilhe no Whatsapp