ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Esfera pública

1/8/2021 - Ribeirão Preto - SP

      A esfera pública de uma sociedade se refere às suas partes e/ou aspectos que a constituem como algo comum, uma parte que rege e diz respeito, de maneiras, a todos os cidadãos. Faz parte da constituição e das estruturas sociais da sociedade em questão, fazendo com que imprima questões, em parte também criando, que são necessárias e básicas para o funcionamento social.

      A ideia, em parte também noção, de funcionamento social surge em algo, no mínimo ambíguo. Pois pressupõe de um lado o funcionamento de necessidades e características sociais reais, geradas pelos mecanismos e ações da máquina do estado e também necessidades reais, existentes na sociedade e, em algumas medidas, enquanto condições humanas. Essencialmente, trata-se do que surge numa sociedade a partir de suas características e das ações do estado. Há um prevalecimento das ações do estado no sentido de este se configurar para gerir e reger uma sociedade, fazendo com sejam suas as decisões mais caras e importantes a mesma.

       Desta maneira, o funcionamento social reflete as ações e posturas estatais para encarar e responder a questões que surgem, administrando-as para que sejam resolvidas ou, ao menos, consigam tomar algum rumo melhor, isto é, não seja um problema social. Para tal ação ser tomada, existe as medidas, as políticas públicas e as determinações do estado, que procuram aplicar na população estas questões.

       Um dos problemas e necessidades mais latejantes, que dizem respeito a todos os estados e sociedades é a questão da saúde. No momento, ainda por cima, ainda se vive a pandemia de Covid-19, mesmo já estando com estudos bastante avançados em relação à doença e também um nível de aplicação de vacinas, estas já existindo por várias empresas e tendo planos de aplicação definidos, variando de acordo com as idades. Neste caso, se tem um problema de saúde em larga escala, ultrapassando fronteiras e realidades ou questões nacionais, sendo mundial, algo que a humanidade inteira está tendo de enfrentar para que consiga sobreviver, passar por este problema sanitário.

         Nos espaços da esfera pública, se tem os debates em torno do uso de vacinação, como deve ser feita, aplicada e as eficiências e ineficiências do governo em relação ao uso, compra e políticas para distribuição nacional. É um território importante, onde se formam, pensam e se tem as ideias. Pode ser tanto algo que as pessoas discutem por base própria, uma vez que são temas que digam respeito a elas, como no caso das vacinas, ou um espaço feito pelo estado. Quando feito pelo estado, se trata de espaços onde se pode discutir, terem ideias que podem influenciar algumas decisões ou trazer pontos para melhorar as questões, a influência variando de acordo com a importância política que um pode ter.      

          A esfera pública de debates neste sentido toma as formas de se interpretar e reagir às políticas feitas, buscando também se posicionar em relação ao governo, para que este veja e melhore suas medidas e políticas em suas ações. A democracia pressupõe esta realidade e possibilidade, por causa da necessidade de se ver e ouvir o povo para que se entendam suas necessidades e vontades.

        Essencialmente, então, a esfera pública é a parcela, a parte da sociedade da qual se fazem uma série de debates e ideias para melhorias e ideias sociais, onde se tem vozes populares para que se tragam visões e necessidades, podendo influenciar decisões e passos governamentais. Um espaço democrático para o debate e colocação de ideias. Se o espaço deve ser garantido pelo estado, dando segurança institucional para a ação, é necessário, para que os conhecimentos e pensamentos políticos se aflorem, ganham maior e melhor forma. Um espaço político que consegue trazer forças e necessidades sociais à tona.

 

Compartilhe no Whatsapp