ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Sobre a NEP

31/10/2021 - Ribeirão Preto - SP

     Com o fim da tirania da monarquia russa, após a revolução, a jovem União Soviética passava por severos problemas, tanto em sua condição nacional quanto na internacional. A prevalência do partido bolchevique nos processos visto a fraqueza dos mencheviques perante eventos como o domingo sangrento, dava poder a vertentes mais radicais da revolução russa. Sendo um país extremamente pobre e autoritário politicamente, o czarismo decaiu principalmente a partir deste momento. Os principais membros do partido bolchevique eram então Vladimir Lênin, Leon Trotsky e Josef Stalin.  

     Como o principal líder, Lênin assumiu primeiro o poder após a revolução, tomando as primeiras medidas socialistas do regime. O bolchevismo, que defendia maior poder popular, estava ganhando poder, sobretudo por causa da situação social russa, cada vez mais agravada e pelas brutalidades cometidas pelo czar Nicolau II. Em contraponto aos mencheviques, que defendiam um crescimento da fraca burguesia da época, para ir controlando a partir disto, os bolcheviques defendiam que fizessem revolução popular, baseada nos anseios e necessidades sociais. Tinham uns parâmetros similares ao dos girondinos e jacobinos, ambos os partidos tendo grande inspiração na revolução francesa e pensando, proporcionalmente, similar aos dos grupos políticos da época.

     Em sua inspiração marxista e sindical, Lênin buscava a consolidação socialista dentro do território soviético. Os soviéticos eram, no começo do século XX, grupos de reuniões de trabalhadores que buscavam melhores condições e mudanças governamentais. Grupos foram aumentando poder, conseguindo mais espaço, voz e apoiadores, inspirando revolucionários junto a eles, para criar um governo que livrasse o povo das opressões sofridas. Quando ocorre a revolução, com a chegada ao poder, a primeira estratégia é usar da ascensão do proletariado como ferramenta para que este se coordene, dê as direções a si mesmo enquanto classe, agora que consegue fazer isto. Uma vez que a classe oprimida, ao vencer o antagonismo existente com relação à outra, articula o poder, o conduz com suas próprias características sociais. Portanto, é um aprimoramento, uma vitória sobre a opressão anterior.

       Apoiando as ideias revolucionárias mais radicais, pelo modelo marxista, com adaptações a realidade russa, Lênin tenta instaurar o modelo socialista de controle do estado pelo proletariado, ou baseado nas características da classe trabalhadora. Uma vez que todo o estado, para Marx, é uma ditadura, independente de como for ou quais medidas tomar, a classe proletária teria um controle em algum sentido ditatorial, para garantir o controle e a modificação da sociedade. Quanto isto fosse superado, isto é, finalizado, poderia ser abolido o estado, cada um vivendo de acordo com suas produções e necessidades, o comunismo proclamado finalmente.

       Tomando o poder buscava-se então criar um estado que refletisse esse ponto, conduzisse para esta realidade. Os processos que levaram a formação da União Soviética, baseada nestes grupos de reivindicação, os sovietes, estavam conduzindo ao completo controle proletário, neste caso soviético, da Rússia. Para tal, a abolição da propriedade privada era necessária, a fim de haver fim a desigualdade social com controles coletivos dos meios de produção. Uma série de crises políticas e econômicas passa então a ocorrer no país. O modelo de socialismo marxista começa a não conseguir ser devidamente implementado, por causa das contradições sociais e dificuldades locais.    

        Como governante do bloco, Lênin decide alterar a estratégia, tomando uma medida até hoje um tanto controversa. Principalmente em termos de eficiência e caráter político-social. Mudando algumas essências do marxismo-leninismo que estava sendo colocada, muda a política econômica. Esta é denominada Nova Política Econômica (NEP), baseada principalmente em uma determinada cota de produção. Uma vez que o modelo socialista soviético inicialmente previa total coletivização dos meios de produção, por sua vez, não foi tão eficiente politicamente, gerando menos ação daquilo que se queria. Estando em uma guerra civil após a revolução, até então se adotava o chamado “comunismo de guerra”, onde se buscava controle econômico e supressão de algumas liberdades. Tentando conter também contra-revoluções e problemas econômicos maiores internamente, organizando combates do exército vermelho.

       Quando o período arrefeceu um pouco, Lênin chegou a dizer que a União era um homem surrado quase até a morte. A NEP foi um programa que foi instituído em 1921. Previa, em linhas gerais, uma determinada cota de produção que seria repassada para o governo, o qual usaria para investir e crescer a nação. O excedente produzido seria do produtor, daquele que fez o produto. A ideia era incentivar que se mantivessem produzindo e fazendo os trabalhos, de maneira a servir o governo, mas ter algo junto para si. Sem demora, houve acusação de que tal medida seria um regresso, um retorno ao capitalismo. Havia certo fundamento nesta afirmação, já que se assemelhava a ideia e as características do imposto, em que uma parte produzida é absorvida pelo governo e o resto fica para o cidadão. Neste momento, Lênin faz sua afirmação de que “ás vezes é preciso dar um passo para trás, para dar dois para frente”. Infelizmente, as orientações políticas e as direções desenhadas pelo processo revolucionário ajudavam certo processo de maior dificuldade com ocorridos, incentivando medidas menos populares.

    Lênin é declarado como traidor do comunismo, sendo afastado. Ele queria que Trotsky assumisse o governo soviético, mas esse acabou afastado por Stálin, que assumiu o controle até sua própria morte, em 1953. Durante este período, abandonou completamente a política da NEP e da possibilidade de usar algo mais equilibrado, apelando principalmente para grande produção e ameaças e intimidações do governo. Tais medidas fizeram o bloco se tornar potente, forte e grande, incluindo em processos de corrida espacial, mas deteriorou completamente a qualidade de vida.

         Como se tratava de uma realidade em condição, pois havia sido substituído um dos governos mais problemáticos do século XX, até pelo tempo que durou, algumas medidas particulares poderiam e estavam até sendo tomadas. Então, muitas coisas eram difíceis de serem tomadas. Lênin teve grande proposta com a NEP, permitindo que pudesse haver um processo e um desenvolvimento econômico mais equilibrado, mais baseado em atos e organizações que pudessem levar a determinadas formas de governo socialistas. Foi algo de grande ação e importância, mas que não se consolidou. Por toda a maneira como havia sido conduzida a revolução e o modo como estavam se organizando as situações, poderia dificultar muito ter um governo assim. Manter aquela realidade talvez exigisse um governante mão de ferro como Stalin foi. Mas as orientações de Lênin mantinham boas posturas. Teria tornado um governo muito melhor o da União soviética.

Compartilhe no Whatsapp