ColunistasCOLUNISTAS

Daniel Marx

Autor: Daniel Marx

Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior - Vive

24/11/2021 - Ribeirão Preto - SP

 

Por Leonardo Flores

O Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior foi oficialmente constituído nesta quarta-feira, dia 17 de Novembro, na cidade de Genebra, onde ocorreu a Assembleia Extraordinária Constitutiva .
"Uma volta ao túnel do tempo"


O movimento denominado Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), começou na década de 1990, com o objetivo de servir como instrumento de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores, o Governo Brasileiro e os brasileiros que vivem no exterior .


A Associação Madalena´s Suíça-Brasil que faz parte no movimento desde sua criação , foi convidada para participar deste momento histórico para todos nós e foi muito bem representada pelo professor e jornalista, Leonardo Flores e pelo amigo e presidente da ALALS, Augusto Lopes.


A Solenidade foi conduzida pela Advogada Dra Barbara Steiner como relatora da assembleia e pelo presidente eleito da CRBE, Marcos Viana. A Reunião teve a presença online do Embaixador César Augusto do Amaral direto de Amsterdã e da Sra Alanni Barbosa, do CEBRAE de Minas Gerais e dos membros presentes em Genebra, tais como: Dra Marilene Sguarizi (Paraguai), Sra Angela Cardoso (Bruxelas), Sra Luciana Oliveira (Londres), Sra Ocirema Kukleta (Zurique), Dr. Pedro Neves, (advogado), Paulo Correia (Itália), Sara Iveda (Zurique), Pedro Ricardo (Alemanha).


Por ocasião deste momento tão solene, ocorreu não só a aprovação dos documentos e estatutos, assim como a eleição dos novos membros do CRBE que foram eleitos por aclamação por todos os presentes neste encontro. Desta forma, oficialmente, foi constituído o corpo diretivo do CRBE que permanecerá até nova assembleia que ocorrerá em maio de 2022 em Brasília.


O evento contou também com a participação do Conselho de Cidadania da Suiça Romanda, representado pelas conselheiras: Blenda Bartolini, Geise Perrelet, Lucilene Vieira e outras associações, além de um grande público que acompanhou a solenidade pelas redes sociais.


Com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube, o CRBE teve de forma legítima e transparente a eleição da nova coordenação .Tivemos também a participação online da Embaixadora Maria Luiza Lopes.


A Cerimônia foi encerrada pelo Presidente Marcos Viana que convidou a todos os participantes a cantar o Hino Nacional Brasileiro. Uma singela confraternização selou este momento tão importante não só para a cidade de Genebra que acolhe a nova sede do CRBE como uma nova associação, assim como os mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior e agora podem contar com uma representatividade no Brasil e no Mundo.

Compartilhe no Whatsapp