ColunistasCOLUNISTAS

Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Autor: Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Mercado imobiliário continua em crescimento e imóveis comerciais se destacam

25/11/2021 - Ribeirão Preto - SP

O crescimento do mercado imobiliário é contínuo desde o início da pandemia da Covid-19. Em 2021, os negócios imobiliários permanecem em franca expansão e isso fica evidente com os números positivos do setor. O destaque é para os imóveis comerciais, que agora, com o aumento da população vacinada contra o coronavírus, estão com alta demanda.

A locação de imóveis residenciais cresceu 201,43% em setembro em Piracicaba e outras 11 cidades da região, segundo pesquisa feita com 50 imobiliárias e corretores pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP).

No primeiro semestre de 2021, a locação de imóveis na Frias Neto Consultoria de Imóveis teve crescimento de 45% em comparação com o mesmo período de 2020. A venda de imóveis também apresentou alta significativa, com aumento de 43% nos seis primeiros meses deste ano em relação ao ano passado. Os dados foram apresentados por Angelo Frias Neto, diretor do Secovi (Sindicato da Habitação) em Piracicaba, na Convenção Secovi 2021 - O Mercado Imobiliário em Debate, que aconteceu em agosto.

De janeiro a outubro de 2021, o saldo continua positivo. Em lançamentos o crescimento foi 56,55% a mais que o mesmo período de 2020. Quanto ao setor de vendas, o crescimento foi 19,73% em relação a janeiro a outubro de 2020. Nas locações, o crescimento foi de 37,63% a mais no comparativo ao mesmo período de 2020.

 “Estamos, de fato, vivenciando algo muito positivo no mercado imobiliário. Tivemos, inclusive, no terceiro trimestre de 2021 um recorde histórico na Frias Neto. No último mês do trimestre, setembro, a imobiliária registrou no setor de locação o VGL (Valor Geral de Locação) 35,23% maior que o recorde anterior, registrado também neste ano”, comentou Angelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto.

IMÓVEIS COMERCIAIS - Os imóveis comerciais estão entre os mais buscados atualmente, com o avanço da vacinação contra o coronavírus da Covid-19 no Brasil. A locação de imóveis comerciais, segundo o Departamento de Inteligência de Mercado da Frias Neto, teve crescimento de 38,5% em 2021 no comparativo com 2020. 

“O avanço da vacinação tem contribuído para a melhoria do ambiente de negócios de Piracicaba e para a retomada de faturamento dos pequenos negócios. Além disso, percebemos que o otimismo dos empresários para os próximos meses está maior, levando para o aumento de investimentos” comentou Angelo Frias Neto.

Diante do momento positivo da economia, a Frias Neto criou um departamento exclusivo para locação e venda de imóveis comerciais, industriais e de logística. É o Frias Neto for Business, com corretores especialistas em consultoria imobiliária para imóveis comerciais, para assessorar de maneira prática e rápida todos os que buscam um imóvel comercial para o seu negócio. Todos os corretores são capacitados com conhecimentos estratégicos e específicos para entender as demandas dos clientes e encontrar o espaço ideal para as necessidades de cada um.
 

CONJUNTURA NACIONAL - Em 2020, mesmo com a crise sanitária decorrente da pandemia, o mercado imobiliário expandiu 26%, conforme a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A baixa histórica na taxa Selic foi um dos fatores que cooperaram para esse crescimento. E a projeção da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em vendas de imóveis para 2021 foi o crescimento de 35%.

Para 2022, os números também são promissores, embora o Copom (Comitê de Política Monetária) tenha anunciado nova alta da Selic, a taxa básica de juros, para 7,75% ao ano. Segundo a Datastore, empresa de pesquisas para o mercado imobiliário, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo no Brasil chega a 29%. Os números indicam que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

 

 

Compartilhe no Whatsapp