ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Qual o valor do curso de recepcionista no Senai? Tire suas dúvidas se vale mesmo a pena!

31/12/2021 - Ribeirão Preto - SP

imagem: Freepik

Você pensa em trabalhar como recepcionista? Acompanha o mercado e vê uma grande oportunidade de atuar nessa área? Se suas respostas foram afirmativas, o que precisa pensar agora é em como estar bem preparado (a) para a função. A melhor maneira de fazer isso é procurando um bom curso. Por exemplo, você já viu qual o valor desse curso no Senai?

Talvez você esteja pensando se vale mesmo a pena. Em outras palavras, se o investimento nesse curso será bom para a sua vida profissional. Se pensar assim, vamos te mostrar nesse artigo quais as vantagens que terá. Com suas dúvidas esclarecidas, terá a certeza de que é um dinheiro muito bem gasto.

O que faz um (a) recepcionista?

Bastantemente simples, o recepcionista é o profissional do atendimento. Sua responsabilidade é, como seu próprio nome já diz, a de receber as pessoas. Isso não acontece só com os clientes, mas com qualquer pessoa que por ali passa. Sua principal missão é ser aquele (a) que familiariza todo aquele que chega até o seu ambiente de trabalho.

Todo ambiente empresarial que preza pelo seu atendimento tem sempre uma recepção. Justamente nesse lugar deve haver uma pessoa pronta para receber quem quer que seja. Esse trabalho é um dos mais importantes, porque se trata da primeira impressão de quem chega até aquele ambiente. Quem é bem tratado, sempre ali retorna!

Mas ninguém se torna um bom recepcionista muito rapidamente. É preciso de uma preparação intensa e eficaz. Ou seja, a pessoa precisa fazer um bom curso. Isso porque terá, com isso, o conhecimento das melhores técnicas para bem atender as pessoas e tornar o ambiente mais agradável. Tudo isso se pode aprender nos preparatórios EAD. Mas qual é a vantagem nisso?

Qual a vantagem do curso de recepcionista?

Para desenvolver seu trabalho como recepcionista, você não precisa de um curso. Algumas empresas não exigem isso no ato da contratação. Por isso, é natural pensar nas vantagens de se fazer um curso de recepcionista. Contudo, queremos te mostrar algumas das inúmeras vantagens de se realizar esse processo.

Em primeiro lugar, é a construção do seu currículo. Dentro de um processo seletivo, se seu currículo tem um curso como esse, com certeza será mais notado. Outro ponto é que, após o curso, você terá assimilado uma série de conteúdos. Num processo seletivo você se comportará de uma determinada maneira. Além disso, terá conhecimento prévio de uma série de funções na profissão que deseja.

Se o seu foco é, por exemplo, conseguir um emprego dentro de uma grande empresa, ter um curso em seu currículo será um diferencial. A empresa entenderá que você se interessou tanto pela vaga que se preparou para a responsabilidade daquele emprego.

O que se aprende nesse curso?

Em relação aos conhecimentos disponíveis no curso, dependerá da instituição em que você fará. Geralmente você aprenderá:

O objetivo desse curso é qualificar o profissional para todas as situações de atendimento. Em sua função existirão momentos, por exemplo, em que será necessário ter um conhecimento sobre administração. Um bom recepcionista, após um curso, estará pronto para tudo isso e muito mais.

O foco também será a organização do espaço. A primeira impressão vem por aquilo que se vê. Em outras palavras, as pessoas precisam encontrar um ambiente limpo e agradável.

Qual é a duração e valor do curso?

No caso do Senai, o curso tem a duração média de 160 horas e esta com 50% de desconta no valor de 399,00 por 299,00 reais o presencial. Mas não se preocupe. Ele é oferecido totalmente online para as pessoas que assim o quiserem. Ou seja, mais facilidade para sua formação. Ao final desse tempo, o aluno receberá um certificado, que o tornará apto para esse trabalho.

O que se exige é apenas a idade mínima de 15 anos, tendo o ensino fundamental, mesmo que incompleto. Por se tratar de um curso livre, e também por lidar com uma profissão muito importante, o curso é bem agradável e dinâmico. Tudo para que o aluno possa entender como proceder em seu futuro trabalho no atendimento das pessoas.

Os materiais adicionais são muito simples, nada tão caro. Então, não se preocupe com gastos além da conta. Com certeza é um curso que cabe no seu bolso. E, mais do que isso, que te dará um excelente currículo para conquistar o seu emprego dos sonhos.

Onde atua um recepcionista?

Como todos sabemos, a recepção é um lugar muito importante. Em razão disso, são muitas as possibilidades de trabalho. A conta é simples: onde existe um constante fluxo de atendimento, aí será necessária a presença de um profissional de recepção.

Isso abre um grande leque de possibilidades. Essa pessoa pode trabalhar numa recepção de hotel, hospital, agências diversas, escritórios de vários tipos, consultórios médicos, universidades, entre outros tantos lugares.

Enfim, há muitas formas de se trabalhar com isso. Sem dúvida, estar preparado por meio de um curso, será uma grande vantagem na hora de concorrer a uma dessas vagas.

 

Compartilhe no Whatsapp